Tensões curriculares e narrativas: o ensino de História da América Latina

Autores

  • Raquel Alvarenga Sena Venera Universidade da Região de Joinville image/svg+xml
  • Juliana Pirola da Conceição Universidade Estadual de Campinas image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175180304022012128

Palavras-chave:

educação, políticas públicas, currículo, formação histórica, juventudes

Resumo

Este trabalho versa sobre parte das análises resultantes da pesquisa intitulada “A Escola e os jovens no mundo contemporâneo: processos de formação histórica latino americana” desenvolvida em duas escolas na cidade de Florianópolis, de 2009 a 2011. Essas escolas são públicas e campos de estágio de formação inicial de professores de História da Universidade Federal de Santa Catarina. A pesquisa empírica foi desenvolvida junto aos jovens da sétima série do Ensino Fundamental e investigou a formação da consciência histórica latino americana. Para esseartigo, especificamente, o foco é a relação entre as escolhas curriculares para o Ensino de História, das duas escolas e a inferência delas nas narrativas dos estudantes acerca da História latino americana. Busca-se uma leitura conceitual de currículo, a partir dos Estudos Culturais, que permite a percepção de tensões políticas na construção de pertencimentos e identidades dos jovens e que foram expressas em suas narrativas sobre a América Latina. As análises aqui apresentadas dão visibilidade às disputas na construção de memórias e identidades, no interior do currículo, que atuam na orientação da vida presente dos jovens e na construção de perspectivas de futuros. Neste movimento são realizadas escolhas que mobilizam determinados saberes de acordo com os sujeitos que se deseja formar e as identidades que se pretende construir.

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Biografia do Autor

Raquel Alvarenga Sena Venera, Universidade da Região de Joinville

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professora da Universidade da Região de Joinville. E-mail: raquel.venera@univille.br

Juliana Pirola da Conceição, Universidade Estadual de Campinas

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. E-mail: jupirola@hotmail.com

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Publicado

2012-12-13

Como Citar

VENERA, Raquel Alvarenga Sena; CONCEIÇÃO, Juliana Pirola da. Tensões curriculares e narrativas: o ensino de História da América Latina. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 4, n. 2, p. 128–151, 2012. DOI: 10.5965/2175180304022012128. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180304022012128. Acesso em: 29 mar. 2024.