Entre o campo e a cidade: memória e preservação na Fazenda do Quilombo em Minas Gerais

Autores/as

  • Elizabeth Aparecida Duque Seabra Universidade Estadual de Campinas image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175180303012011148

Palabras clave:

memória, história, patrimônio

Resumen

O artigo discute como se elaboram reflexões sobre a história, a memória e a preservação de bens culturais a partir do contato com o patrimônio cultural em visitas educativas. Toma-se como pressuposto que os sujeitos em situações educativas de visita tornam-se parte constitutiva do movimento de produção e disponibilização denovos sentidos para o patrimônio cultural. Os visitantes elaboram narrativas onde explicitam suas escolhas e leituras, confrontando discursos de especialistas, acervos, objetos e visões historiográficas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Elizabeth Aparecida Duque Seabra, Universidade Estadual de Campinas

* Mestre em História pela UFMG. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNICAMP. Área de concentração Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte, grupo MEMÓRIA, HISTÓRIA E EDUCAÇÃO, sob orientação da Profa. Dra. Ernesta Zamboni.

Citas

BUENO, B. O. et. alii. Histórias de vida e autobiografias na formação de professores e profissão docente (Brasil, 1985-2003). Educação e Pesquisa, v. 32, n.2, p.385-410, maio/ago.2006.

FIPEL – FACUDADES INTEGRADAS DE PEDRO LEOPOLDO. Instituto Superior de Educação de Pedro Leopoldo – Projeto Pedagógico do Curso de História. HISTÓRIA. Pedro Leopoldo, MG. 2004.

FIPEL – FACUDADES INTEGRADAS DE PEDRO LEOPOLDO. Instituto Superior de Educação de Pedro Leopoldo. Fazenda do Quilombo. Memória e preservação (Relatório de visita). 3º. período Curso Normal Superior. Pedro Leopoldo, 2005.

GALZERANI, Maria Carolina Bovério. Memória, História e (re) invenção educacional: uma tessitura coletiva na escola pública. In: MENEZES, Maria Cristina (Org.) Educação, memória, história: possibilidades, leituras. Campinas. SP: Mercado das letras, 2004, p. 287-330.

______________. Imagens entrecruzadas de infância e de produção de conhecimento histórico em Walter Benjamin. IN: FARIA, Ana Lúcia Goulart de, et al (Org.) Por uma cultura da infância: metodologias de pesquisa com crianças. Campinas, SP: Autores Associados, 2002. p. 48-68.

GONÇALVES, José Reginaldo Santos. A retórica da perda: os discursos do patrimônio cultural no Brasil.Rio de Janeiro: Editora UFRJ; IPHAN, 1996.

____________. Ressonância, materialidade e subjetividade: as culturas como patrimônios.Horizonte antropológico. [online]. 2005, vol.11, n.23, pp. 15-36.

MILLS, C. Wright. A imaginação sociológica. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.

MIRANDA, Sônia Regina. Lugares de memória, espaços de formação: elos invisíveis na constituição do conhecimento histórico de professores. In: ZAMBONI, E. e FONSECA, S.G. Espaços de formação do professor de história. Campinas, Papirus, 2008. p.261-280.

RÜSEN, Jörn. Razão histórica: teoria da história; os fundamentos da ciência histórica.Brasília: UNB, 2001.

SHÖN, Donald. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. (Org.). Os professores e a sua formação.Lisboa: Dom Quixote, 1997. p.77-92.

SILVA, Gislene. O sonho da casa de campo: jornalismo e imaginário de leitores urbanos.Florianópolis: Insular, 2009.

WILLIAMS, Raymond. O campo e a cidade: na história e na literatura. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

Publicado

2011-06-17

Cómo citar

SEABRA, Elizabeth Aparecida Duque. Entre o campo e a cidade: memória e preservação na Fazenda do Quilombo em Minas Gerais. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 3, n. 1, p. 148–160, 2011. DOI: 10.5965/2175180303012011148. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180303012011148. Acesso em: 24 nov. 2024.