Educação e patrimônio cultural: diálogos entre cidade e campo como lugares de identidades ressonantes

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175180303012011030

Palabras clave:

educação, patrimônio, cidade, campo

Resumen

Nesse artigo, procura-se delinear as interfaces entre educação popular, patrimônio cultural, campo e cidade, consubstanciados pelas pesquisas em desenvolvimento sobre cultura material e imaterial. Essas reflexões tecem um quadro ainda novo na construção de conhecimento e nos debates na área de Educação, procurando demonstrar a importância dos espaços de memória, entre eles, o museu na construção da pertinência e das identidades coletivas nos movimentos sociais e nas esferas da educação popular. Os fios que buscamos delinear percorrem os caminhos dos modos de vida, dos quais existem poucos registros, daqueles que pouco ou nada aparecem na documentação escrita e na representação da cultura material “oficial”. Nossos fios buscam as relações, as tensões, as teias coletivas entre indivíduos, apontando para algumas questões inusitadas que o estudo do patrimônio cultural e o trabalho com educação popular podem nos propiciar.

 

Palavras Chaves: Educação. Patrimônio. Cidade. Campo.

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Biografía del autor/a

Elizabete Tamanini, Universidade da Região de Joinville

Dra. Em Educação – UNICAMP/SP. Profa. Mestrado em Educação - UNIVILLE/S/Gerente de Patrimônio Cultural/FCJ/Prefeitura de Joinville.

Zilma Isabel Peixer, Universidad Federal de Santa Catarina

Dra. Em Ciências Sociais – PUC/SP. Profa. UFSC/SC.

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Publicado

2011-06-17

Cómo citar

TAMANINI, Elizabete; PEIXER, Zilma Isabel. Educação e patrimônio cultural: diálogos entre cidade e campo como lugares de identidades ressonantes. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 3, n. 1, p. 30–50, 2011. DOI: 10.5965/2175180303012011030. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180303012011030. Acesso em: 25 nov. 2024.

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