De tablet para tablet - novas ferramentas para a pesquisa e o ensino da história das culturas cuneiformes na era digital

Autores

  • Dominique Vieira Coelho dos Santos FURB - Universidade de Blumenau LABEAM - Laboratório Blumenauense de Estudos Antigos e Medievais

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175180306122014212

Resumo

Resumo

A chamada era digital tem possibilitado formas de diálogo e interação que outrora sequer poderíamos imaginar; sem dúvida, uma nova realidade para várias subáreas da História Antiga. Ampliaram-se as possibilidades para a pesquisa e o ensino da história das culturas cuneiformes, principalmente em países com pouca tradição acadêmica nesta área específica, como é o caso do Brasil. Afastados das grandes universidades e principais centros de estudo, professores e estudantes desafiam limitações financeiras, impedimentos burocráticos e barreiras linguísticas para ter acesso ao que de mais atual vem sendo produzido neste campo, no qual a sistematização digital das informações se tem constituído em ferramenta decisiva para auxiliar os interessados na temática. Apesar disso, dos 74% deprofessores brasileiros de História Antiga que pesquisam ou Grécia ou Roma, apenas 2,17% são assiriólogos. O objetivo deste artigo é discutir algumas destas questões.

Palavras-chave: Cultura Cuneiforme – História; História Antiga – estudo e ensino; Internet na educação.

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Biografia do Autor

Dominique Vieira Coelho dos Santos, FURB - Universidade de Blumenau LABEAM - Laboratório Blumenauense de Estudos Antigos e Medievais

Possui Graduação (2005), Mestrado (2008) e Doutorado (2012) em História pela Universidade Federal de Goiás com parte da pesquisa realizada no Departament of History and Archives da University College Dublin, Irlanda. Trabalhou no The Saint Patrick s Confessio Hypertext Stack Project (www.confessio.ie) da Royal Irish Academy (RIA) sob supervisão do Prof. Dr. Anthony Harvey traduzindo a Confessio de São Patrício do Latim para o Português Brasileiro e auxiliando a revisar a bibliografia da área. É membro Pesquisador do Laboratório de Estudos sobre o Império Romano (LEIR), da Associação Brasileira de Estudos Irlandeses (ABEI), e do Núcleo de Estudos Interdisciplinares das Ilhas Britânicas- Antiguidade & Medievo (NEIBRAM). É Coeditor da Alétheia- Revista de Estudos sobre Antiguidade e Medievo. Atualmente é professor universitário do quadro permanente da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), onde leciona História Antiga e coordena o Laboratório Blumenauense de Estudos Antigos e Medievais (www.furb.br/labeam). Tem experiência na área de História, com ênfase em História da Irlanda Antiga, atuando principalmente nos seguintes temas: Intercâmbios e conecções entre a Irlanda e a Bretanha romana, Cristianização da Irlanda, Tradição Hiberno-Latina, Historiografia Antiga e a relação entre História e Narrativa.

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Publicado

2014-09-30

Como Citar

SANTOS, Dominique Vieira Coelho dos. De tablet para tablet - novas ferramentas para a pesquisa e o ensino da história das culturas cuneiformes na era digital. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 6, n. 12, p. 212–241, 2014. DOI: 10.5965/2175180306122014212. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180306122014212. Acesso em: 22 dez. 2024.