O ensino de história - algumas reflexões do Reino Unido: entrevista com Peter J. Lee

Autores

  • Cristiani Bereta da Silva Universidade do Estado de Santa Catarina image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175180304022012216

Palavras-chave:

entrevista

Resumo

O interesse em publicar uma entrevista com o professor Peter Lee vem ao encontro do desejo de fazer circular ainda mais suas pesquisas e reflexões sobre como as crianças e jovens elaboram ideias sobre a história, no Brasil. Tal desejo parte do pressuposto de que o ensino de História na Educação Básica pouco ou nada avançará sem que os professores e pesquisadores da  área  considerem  seriamente  a  questão  da  aprendizagem,  ou  melhor,  os  processos  cognitivos envolvidos na construção do pensamento histórico. Processos que implicam compreender como os sujeitos elaboram as ideias históricas e como constroem percepções sobre o passado. Com esta entrevista espera-se também contribuir com o debate sobre as formas e funções da história na vida cotidiana, pois se postula aqui - e a discussão de Peter Lee também atenta para isso - que a história é uma forma de pensar e interpretar a existência humana, no tempo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiani Bereta da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora da Universidade do Estado de Santa Catarina. E-mail: cristianibereta@gmail.com

Referências

DIAMOND, Jared. Armas, Germes e Aço: o destino das sociedades humanas. 9 ed. Rio de Janeiro: Record, 2007.

HALLDEN, Ola. Conceptual change and the learning of history. International Journal of Educational Research, v. 27, n. 3, pp. 201-210, 1997.

LEE, Peter. “Walking backwards into tomorrow”: Historical consciousness and understanding história. International Journal of Historical Learning Teaching and Research, v. 4, n. 1, pp.1-46, January, 2004.

LEE, Peter. Em direção a um conceito de literacia histórica. Educar em Revista. Curitiba, volume especial, n.1, pp.131-150, 2006.

LEE, Peter. Por que aprender História? Educar em Revista. Curitiba, v. 42, n. 4, pp. 19-42, 2011.

LEE, Peter. “Nós fabricamos carros e eles tinham que andar a pé”: compreensão da vida no passado. In: BARCA, Isabel. Educação histórica e museus. Actas das segundas jornadas internacionais de educação histórica. Braga: Universidade do Minho, 2003, pp.9-18.

SHEMILT, Denis. ‘Drinking an Ocean and Pissing a Cupful: How Adolescents Make Sense of History’. In: SYMCOX, Linda.; WILSCHUT, Arie. (Eds), National História Standards —The Problem of the Canon and the Future of Teaching History, volume 5 of the International Review of History Education series, Charlotte NC: Information Age Publishing, 2009, pp.141-209.

Downloads

Publicado

2012-12-13

Como Citar

SILVA, Cristiani Bereta da. O ensino de história - algumas reflexões do Reino Unido: entrevista com Peter J. Lee. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 4, n. 2, p. 216–250, 2012. DOI: 10.5965/2175180304022012216. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180304022012216. Acesso em: 14 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.