Tensões curriculares e narrativas: o ensino de História da América Latina

Autores

  • Raquel Alvarenga Sena Venera Universidade da Região de Joinville image/svg+xml
  • Juliana Pirola da Conceição Universidade Estadual de Campinas image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175180304022012128

Palavras-chave:

educação, políticas públicas, currículo, formação histórica, juventudes

Resumo

Este trabalho versa sobre parte das análises resultantes da pesquisa intitulada “A Escola e os jovens no mundo contemporâneo: processos de formação histórica latino americana” desenvolvida em duas escolas na cidade de Florianópolis, de 2009 a 2011. Essas escolas são públicas e campos de estágio de formação inicial de professores de História da Universidade Federal de Santa Catarina. A pesquisa empírica foi desenvolvida junto aos jovens da sétima série do Ensino Fundamental e investigou a formação da consciência histórica latino americana. Para esseartigo, especificamente, o foco é a relação entre as escolhas curriculares para o Ensino de História, das duas escolas e a inferência delas nas narrativas dos estudantes acerca da História latino americana. Busca-se uma leitura conceitual de currículo, a partir dos Estudos Culturais, que permite a percepção de tensões políticas na construção de pertencimentos e identidades dos jovens e que foram expressas em suas narrativas sobre a América Latina. As análises aqui apresentadas dão visibilidade às disputas na construção de memórias e identidades, no interior do currículo, que atuam na orientação da vida presente dos jovens e na construção de perspectivas de futuros. Neste movimento são realizadas escolhas que mobilizam determinados saberes de acordo com os sujeitos que se deseja formar e as identidades que se pretende construir.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Alvarenga Sena Venera, Universidade da Região de Joinville

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professora da Universidade da Região de Joinville. E-mail: raquel.venera@univille.br

Juliana Pirola da Conceição, Universidade Estadual de Campinas

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. E-mail: jupirola@hotmail.com

Referências

BARBERO, Jesús-Martin. A mudança na percepção da juventude: socibilidades, tecnicidades e subjetividades entre os jovens. In: BORELLI, Silvia H. S; FILHO, João Freire (Org.). Culturas Juvenis no século XXI. São Paulo: EDUC, 2008.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental.Parâmetros Curriculares Nacionais:História. Brasília: MEC, 1998.

CANDAU, Joël. Memória e Identidade. São Paulo: Contexto, 2011.

CONCEIÇÃO, Juliana Pirola; DIAS, Maria de Fátima Sabino. Ensino de História e consciência histórica latino-americana. Revista Brasileira de História. v. 31, pp. 173-191, 2011.

GUATTARI, Fèlix. ROLNIK, Sueli. Micropolítica. Cartografias do desejo. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 1999.

HALBWACHS, Maurice. A Memória Coletiva. São Paulo: Vertice, 1990.

HALL, Stuart. Quem precisa de identidade? In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Identidade e Diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis:Vozes, pp. 103-133, 2000.

LACLAU, Ernesto. Universalism, Particularism and the Question of Identity. October, v. 61, pp. 83-90, verão 1992.

RÜSEN, Jörn. Aprendizagem histórica: fundamentos e paradigmas.Curitiba: W. A. Editores, 2012.

RÜSEN, Jörn. Como dar sentido ao passado: questões relevantes de meta-história. Revista História da Historiografia, n. 2, março 2009.

RÜSEN, Jörn. Razão Histórica – Teoria da História I: Os fundamentos da ciência histórica. Brasília: EDUnB, 2001.

SANTA CATARINA, Universidade Federal de Santa Catarina. Projeto Político Pedagógico do Colégio de Aplicação da UFSC. Florianópolis: UFSC, 2003.

SARLO, Beatriz. Cenas da Vida Pós-moderna. Intelectuais, Artes eL vídeocultura na Argentina. Rio de Janeiro: UFRJ, 1997.

SILVA, Tomaz Tadeu da. A produção social da identidade e da diferença. In: ______, (Org.). Identidade e Diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis:Vozes, pp 73-102, 2000.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos; BARCA, Isabel. Consciência histórica: um diálogo entre países. In: VII Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História, 7, 2009, UFU. Anais. Uberlândia, 2009.

Downloads

Publicado

2012-12-13

Como Citar

VENERA, Raquel Alvarenga Sena; CONCEIÇÃO, Juliana Pirola da. Tensões curriculares e narrativas: o ensino de História da América Latina. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 4, n. 2, p. 128–151, 2012. DOI: 10.5965/2175180304022012128. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180304022012128. Acesso em: 21 nov. 2024.