LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA: entrecruzando leituras de imagens e orientações editoriais nas décadas de 1970 e 1980<em>DIDACTIC BOOKS OF HISTORY</em>

Autores

  • Arnaldo Pinto Junior UFES
  • João Batista Gonçalves Bueno UEPB
  • Maria de Fátima Guimarães USF

Resumo

Neste artigo estudamos as mudanças e permanências nas formas de editoração de textos escritos e imagens visuais impressas nos livros didáticos de História. Analisamos obras produzidas por diferentes autores nas décadas de 1970 e 1980: Sérgio Buarque de Holanda, Antonio José Borges Hermida, Gilberto Cotrim e Álvaro Duarte Alencar. Reconhecemos que a partir da década de 1970 foram estabelecidos novos padrões editoriais para os livros didáticos de História, os quais alteraram as formas de apresentação dos textos escritos na relação com as imagens visuais. Os diferentes procedimentos de leituras das imagens visuais estabelecidos desde então, constituíram saberes editoriais e escolares que serviram de base teórica e procedimental para desenvolvimento de propostas que emergiram nas obras didáticas produzidas nas décadas posteriores. Esperamos com este estudo contribuir para a construção de práticas de leitura de imagens visuais que possibilitem a fruição, o entendimento e a contextualização das informações que se relacionam ao uso de documentos visuais no ensino de História. Buscamos a valorização de procedimentos didáticos de leitura que permitam a construção, pelos professores e alunos, de interpretações pluridimensionais sobre as imagens visuais como documentos históricos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arnaldo Pinto Junior, UFES

Realizou a Graduação na Universidade Estadual de Campinas, obtendo os títulos de Bacharel e Licenciado em História (1990). Pela mesma universidade, desenvolveu pesquisas junto ao programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação, recebendo os títulos de Mestre (2003) e Doutor (2010). Atuou desde o início da década de 90 como professor da Educação Básica, contando ainda com experiências em Cursos de Formação Continuada, Especialização Lato-Sensu, Cursos de Graduação e Programa de Estágio Docente. Trabalha na Universidade Federal do Espírito Santo, no Departamento de Educação, Política e Sociedade do Centro de Educação, desenvolvendo no campo da pesquisa acadêmica estudos que focalizam os temas formação de professores, ensino de história, memória, livro didático e modernidade.

João Batista Gonçalves Bueno, UEPB

Doutor em Educação na área Práticas de ensino de História pela Universidade Estadual de Campinas (2011). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Área de conhecimento: Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte. Bacharel e licenciado em História pela Universidade Estadual de Campinas. Foi professor de Ensino Fundamental e Médio, coordenador pedagógico de escolas públicas e particulares. Foi Coordenador Pedagógico dos Sistemas de Ensino Apoio escola e Ser das editoras Abril, Ática e Scipione. Foi professor universitário da Faculdade de Comunicação Digital da Universidade Paulista - SP, lecionando as seguintes disciplinas: História da Arte, Metodologia Científica, Ética e Legislação, Imagética e Teorias da Comunicação. Foi professor e Coordenador do curso de Licenciatura em História da Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista. Lecionou as disciplinas de História Moderna I e II e História do Brasil Colônia I e II, Teorias de História.Têm experiência na produção de textos e revisão de catálogos, na montagem e seleção de conteúdos de módulos didáticos e de sites, elaboração de cursos à distância e materiais didáticos complementares de diferentes disciplinas curriculares da Educação Infantil ao Ensino Médio, organização de eventos e Encontros Pedagógicos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e práticas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: história, iconografia, artes, imagens, livro didático e ilustração.

Maria de Fátima Guimarães, USF

Pesquisadora colaboradora voluntária - Pós Doc no Centro de Memória UNICAMP (CMU). Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2007), mestre em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1995), graduada em Pedagogia pela Faculdade de Ciências e Letras Plínio Augusto do Amaral (1990), especialização em Organização de Arquivos pela Faculdade de Educação da UNICAMP (1989), bacharel e licenciada em História pela Universidade Estadual de Campinas (1984). É professora adjunta do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Educação da Universidade São Francisco, também é docente nos cursos de Medicina e Pedagogia e está na Coordenação da Gestão do Acervo do Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa em História da Educação (CDAPH) dessa instituição, é membro do Conselho de Defesa do Patrimônio Artístico, Histórico e Cultural (CONDEPHAC) e da Comissão Municipal de Incentivo à Cultura (CMIC) do município de Bragança Paulista. Suas iniciativas de pesquisa e trabalho estão ancoradas em temáticas relativas à educação patrimonial, história, cidade e educação das sensibilidades.

Downloads

Publicado

2012-12-13

Como Citar

PINTO JUNIOR, A.; BUENO, J. B. G.; GUIMARÃES, M. de F. LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA: entrecruzando leituras de imagens e orientações editoriais nas décadas de 1970 e 1980<em>DIDACTIC BOOKS OF HISTORY</em>. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 4, n. 2, p. 24 - 45, 2012. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180304022012024. Acesso em: 22 out. 2021.