Educação e patrimônio cultural: diálogos entre cidade e campo como lugares de identidades ressonantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175180303012011030

Palavras-chave:

educação, patrimônio, cidade, campo

Resumo

Nesse artigo, procura-se delinear as interfaces entre educação popular, patrimônio cultural, campo e cidade, consubstanciados pelas pesquisas em desenvolvimento sobre cultura material e imaterial. Essas reflexões tecem um quadro ainda novo na construção de conhecimento e nos debates na área de Educação, procurando demonstrar a importância dos espaços de memória, entre eles, o museu na construção da pertinência e das identidades coletivas nos movimentos sociais e nas esferas da educação popular. Os fios que buscamos delinear percorrem os caminhos dos modos de vida, dos quais existem poucos registros, daqueles que pouco ou nada aparecem na documentação escrita e na representação da cultura material “oficial”. Nossos fios buscam as relações, as tensões, as teias coletivas entre indivíduos, apontando para algumas questões inusitadas que o estudo do patrimônio cultural e o trabalho com educação popular podem nos propiciar.

 

Palavras Chaves: Educação. Patrimônio. Cidade. Campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizabete Tamanini, Universidade da Região de Joinville

Dra. Em Educação – UNICAMP/SP. Profa. Mestrado em Educação - UNIVILLE/S/Gerente de Patrimônio Cultural/FCJ/Prefeitura de Joinville.

Zilma Isabel Peixer, Universidade Federal de Santa Catarina

Dra. Em Ciências Sociais – PUC/SP. Profa. UFSC/SC.

Referências

ABREU, R. & CHAGAS, M. Memória e Patrimônio. Ensaios Contemporâneos. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

AMARAL, Dulce Vidigal do. A cartografia a serviço do imaginário no tempo e no espaço. In: Espaço e geografia. Ano 2, n. 1. Brasília: Instituto de Ciências Humanas, Universidade de Brasília, 1998.

BENJAMIM, W. Sobre o conceito de História. In: Magia e Técnica, Arte e Política: ensaios sobre literatura e cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BOSI, Alfredo. Dialética da colonização. São Paulo: Cia das Letras, 1994.

CALVINO, Ítalo. As Cidades Invisíveis. São Paulo: Cia das Letras, 1998.

CHAUI, M. O que é ideologia. São Paulo: Brasiliense, 1981.

FALKEMBACH, E. M. F. Socialização e Individuação. Ijui: Fronteiras da Educação/UNIJUI, 2006.

FERNANDES, J.R. Educação Patrimonial e Cidadania: uma proposta alternativa para o ensino de História. Revista Brasileira de História, 13, 1993.

FREIRE, P.Pedagogia da esperança: um encontro com a pedagogia do oprimido. 3. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

_________Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

____________________________________. Pedagogia da Tolerância. São Paulo: Paz e Terra, 2006.

FUNARI, P. P. A. ORSER,C. E. Jr, SCHIAVETTO, S. N. O. (Orgs.) . Identidades, discurso e poder: estudos da Arqueologia contemporânea. 1. ed. São Paulo: Annablume, 2005.

FUNARI, P. (Org.) Cultura material e arqueologia histórica. Campinas: São Paulo, UNICAMP. F.C.H., 317 p. (Coleção Ideias), 1998.

FUNARI, P. O papel da cultural material urbana na construção de uma memória histórica. In: Cidade e Memória. Porto Alegre: Prefeitura Municipal, 1995.

HABWACHS, M. A memória coletiva. São Paulo: Vértice, 1990.

HALL, S. Da Diáspora: identidades e mediações culturais. In: Liv Sovik (Org) Belo Horizonte: EdUFMG, Brasília, UNESCO, 2003.

KROURY, Y. A. Documentos orais e visuais: organização e usos coletivos. In: REVISTA DO ARQUIVO MUNICIPAL. Memória e ação cultural. São Paulo: Departamento do Patrimônio Histórico, 1991.

LE GOFF, Jaques; NORA, Pierre. História novos problemas. São Paulo: Francisco Alves, 1979.

LEVIS-STRAUSS, C. O pensamento selvagem. São Paulo: Nacional, 1976.

LOVISOLO, Hugo. A memória e a formação dos homens.In: Estudos históricos. Rio de Janeiro: Vértice, 1989.

MARTINS, J.S. A sociedade vista do abismo: novos estudos sobre exclusão, pobreza e classes sociais. Petrópolis: Vozes, 2002.

_____________ A reforma agrária e os limites da democracia na “Nova República”. São Paulo: Hucitec, 1986.

Ministério da Cultura. Política Nacional de Museus. Departamentos de Museus e Centros Culturais. Relatório de Gestão 2003/2004. Brasília- MinC/IPHAN/ DEMU, 2005.

ORTIZ, R. A Mundialização e Cultura. São Paulo: Brasiliense, 1996.

PEIXER, Z. I. A cidade e seus tempos: o processo de constituição do espaço urbano em Lages. Lages: Ed. UNIPLAC, 2002.

PESSOA MORAIS, J. Saberes em Festa. Goiânia: Kelps/UCG, 2006.

POLLAK, Michael Memória, esquecimento, silêncio. In: Estudos Históricos (3), Memória. São Paulo: Vértice, 1989.

RODRIGUES, M. Preservar e Consumir: o patrimônio histórico e o turismo. In: Turismo e Patrimônio Cultural, P.P.A. Funari& J. Pinsky (Orgs), São Paulo Contexto, 2001.

TAMANINI, Elizabete. Museu Arqueologia e o Público. In: FUNARI, P.(Org.) Cultura material e arqueologia histórica. Campinas: São Paulo, UNICAMP. F.C.H., 317 p. (Coleção Ideias), 1998.

TAMANINI, Elizabete. Vidas transplantadas: museu, educação e a cultura material na (re) construção do passado. Tese de Doutorado. Universidade Estadual de Campinas/SP: Faculdade de Educação, 2000.

TAMANINI, Elizabete; GRUN, Mauro; PEIXER, Zilma, I. Desertos Verdes e Azuis. In: BRAVO, Álvaro. Ciudades, Medioambiente & Sostenibilidad. Sevilla: ArcBel. 2007.

TAMANINI, Elizabete; PEIXER, Zilma I. Turismo, Cultura e Identidade – a interface com os museus e a educação patrimonial. SEABRA, Giovanni (org). Turismo de Bse Local: Identidade cultural e desenvolvimento regional. João Pessoa: UFPB ed., 2007.

Downloads

Publicado

2011-06-17

Como Citar

TAMANINI, Elizabete; PEIXER, Zilma Isabel. Educação e patrimônio cultural: diálogos entre cidade e campo como lugares de identidades ressonantes. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 3, n. 1, p. 30–50, 2011. DOI: 10.5965/2175180303012011030. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180303012011030. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.