Relato de Pesquisa “O potencial do grupo focal como estratégia para o desenvolvimento participativo de uma tecnologia para promoção da saúde mental”
DOI:
https://doi.org/10.5965/19847246252024e0901Palavras-chave:
atenção primária à saúde, grupo focal, saúde mental, tecnologia educacionalResumo
Devido à alta demanda de atendimentos no campo de saúde mental, este estudo teve por objetivo apresentar o grupo focal como uma ferramenta para o desenvolvimento participativo de tecnologia para a promoção da saúde mental na AtençãoPrimária à Saúde. Trata-se de uma pesquisa-ação, desenvolvida em um município localizado no Meio Oeste de Santa Catarina. A coleta de dados se deu através de um grupo focal, realizado em um único encontro. Dois docentes do Programa de Mestrado Profissional de Enfermagem na APS e quinze profissionais de saúde, atuantes na APS, no campo de saúde mental participaram do grupo focal. As informações foram produzidas no mês de outubro de 2022 e o tratamento dos dados foi guiado pela análise de conteúdo. Dentre asvivências relatadas pelos profissionais de saúde na assistência em saúde mental está a preocupação acerca dos adolescentes e das mulheres, identificando a importância e a necessidade da realização de práticas de cuidado pensando em fortalecer os fatores de proteção e prevenção em saúde mental. A gincana educativa, as intervenções psicoeducativas on-line, e o podcast, emergiram como estratégias de cuidado em saúde mental na APS. As percepções dos profissionais de saúde da APS, acerca das necessidades e demandas locais de cuidado em saúde mental, possibilitaram definir o público-alvo e a tecnologia educacional a ser construída, voltada à promoção e proteção da saúde mental dos usuários na APS.
Downloads
Referências
ALMEIDA, S.; BRITO, R.; ALVES, M.; ABRANCHES, D.; WANDERLEY, D.; ROSSANO, C.; BARROS, R. COVID-19 pandemic: practical guide for promoting the mental health of children and adolescents. Resid Pediatr, [Rio de Janeiro], v. 10, n. 2, p. 1-4, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.25060/residpediatr-2020.v10n2-318. Acesso em: 17 maio 2023.
ARAUJO, M. P. B.; PACCIULIO, A. L. M.; MONTANHA, L. T.; EMERICH, B. F.; PELLATI, G.; CAMPOS, R. O. Pandemia de COVID-19 e a implementação de teleatendimentos em saúde mental: um relato de experiência na Atenção Básica. Saúde em Redes, [s. l.], v. 6, n. 2, p. 23-29, 2020. Suplemento. Disponível em: https://doi.org/10.18310/2446-4813.2020v6n2Supp23-29. Acesso em: 15 maio 2023.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: edições, v. 70, 2016.
BRAGÉ, É. G.; DA SILVA RIBEIRO, L.; RAMOS, D. B.; FIALHO, I. R.; DA ROCHA, D. G.; BUSATTO, C.; LACCHINI, A. J. B. Desenvolvimento de um podcast sobre saúde mental na pandemia de COVID-19: um relato de experiência. Brazilian Journal of Health Review, [s. l.], v. 3, n. 4, p. 11368-11376, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.34119/bjhrv3n4-382. Acesso em: 16 maio 2023.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Atenção Básica. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2006. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_atencao_basica_2006.pdf. Acesso em: 13 out. 2021.
CORREIA, K. C. R.; ARAÚJO, J. L. D.; BARRETO, S. R. V.; BLOC, L.; MELO, A. K.; MOREIRA, V. Saúde mental na universidade: atendimento psicológico online na Pandemia da Covid-19. Psicologia: Ciência e Profissão, [s. l.], v. 43, e245664, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1982-3703003245664. Acesso em: 16 maio 2023.
COSTA, A. D. J.; FURTADO, M. E. R.; MIRANDA, A. L.; CAMPOS, A. C. V.; DA SILVA CASTRO, P. Gincana da saúde como estratégia de educação em saúde para escolares na cidade Marabá, Pará. Brazilian Journal of Health Review, [s. l.], v. 3, n. 4, p. 10014-10026, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.34119/bjhrv3n4-229. Acesso em: 16 maio 2023.
DE MELO LANZONI, G. M.; MAGALHÃES, A. L. P.; COSTA, V. T.; ERDMANN, A. L.; DE ANDRADE, S. R.; MEIRELLES, B. H. S. Tornando-se gerente de enfermagem na imbricada e complexa fronteira das dimensões assistencial e gerencial. Revista Eletrônica de Enfermagem, [Goiânia], v. 17, n. 2, p. 322-32, 2015. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5216/ree.v17i2.29570. Acesso em: 09 jun. 2022.
FERNANDEZ, M. V.; DE CASTRO, D. M.; FERNANDES, L. D. M. M.; ALVES, I. C. Reorganizar para avançar: a experiência da Atenção Primária à Saúde de Nova Lima/MG no enfrentamento da pandemia da Covid-19. APS em Revista, [s. l.], v. 2, n.2, p. 114-121, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.14295/aps.v2i2.84. Acesso em: 07 out. 2021.
GOMES, R. M. C. M.; ALENCAR, M. P.; SANTOS, M. J. M. N.; DA SILVA, R. S.; MESSIAS, J. B.; FLORÊNCIO, M. S. Café com Saúde: podcast como ferramenta de ensino nos cursos de saúde. Brazilian Journal of Technology, [s. l.], v. 3, n. 1, p. 48-58, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.38152/bjtv3n1-002. Acesso em: 15 maio 2023.
KINALSKI, D. D. F.; PAULA, C. C. D.; PADOIN, S. M. D. M.; NEVES, E. T.; KLEINUBING, R. E.; CORTES, L. F. Grupo focal na pesquisa qualitativa: relato de experiência. Revista brasileira de Enfermagem, [s. l.], v. 70, p. 424-429, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0091. Acesso em: 15 jan. 2022.
KNEWITZ, A. P.; BOECKEL, M. G. Disfuncionalidades das famílias contemporâneas: queixas que levam à psicoterapia familiar. Contextos Clínicos, [s. l.], v. 15, n. 1, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.4013/ctc.2022.151.01. Acesso em: 17 mai. 2023.
LOIOLA, E. F.; COSTA, B. C.; OLIVEIRA, K. L. X.; BORGES, L. D. A. R. Transtornos mentais evidentes no sexo feminino. Revista Científica da Faculdade de Medicina de Campos, [s. l.], v. 15, n. 3, p. 72-76, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.29184/1980-7813.rcfmc.369.vol.15.n3.2020. Acesso em: 18 maio 2023.
MELO, R. C.; PAUFERRO, M. R. V. Educação em saúde para a promoção do uso racional de medicamentos e as contribuições do farmacêutico neste contexto. Brazilian Journal of Development, [s. l.], v. 6, n. 5, p. 32162-32173, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.34117/bjdv6n5-603. Acesso em: 17 maio 2023.
MELO, B. D., et al. Saúde mental e atenção psicossocial na pandemia COVID-19: recomendações para gestores. Rio de Janeiro: Fiocruz. 2020. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/41030. Acesso em: 17 maio 2023.
MINAYO, M. C. D. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. In O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. Rio de Janeiro: Hucitec, 2000. v. 7. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/crt-1255. Acesso em: 10 nov. 2022.
PRIME, H., WADE, M.; BROWNE, D. T. Risk and resilience in family well-being during the COVID-19 pandemic. American Psychologist, [s. l.], v. 75, n. 5, p. 631, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1037/amp0000660. Acesso em: 17 maio 2023.
RODRIGUES, F. D. A.; MENDES, D. L. Estilos parentais e as implicações no desenvolvimento afetivo entre pais e filhos adolescentes. Revista Perspectiva: Ciência e Saúde, [s. l.], v. 4, n. 2, p. 69-100, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.29327/211045.4.2-4. Acesso em: 20 maio 2023.
ROTOLI, A.; SILVA, M. R. S. D.; SANTOS, A. M. D.; OLIVEIRA, A. M. N. D.; GOMES, G. C. Saúde mental na atenção primária: desafios para a resolutividade das ações. Escola Anna Nery, [s .l.], v. 23, n. 2, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2018-0303. Acesso em: 16 mai. 2023.
SALBEGO, C.; NIETSCHE, E. A.; TEIXEIRA, E.; GIRARDON-PERLINI, N. M. O.; WILD, C. F.; ILHA, S. Tecnologias cuidativo-educacionais: um conceito emergente da práxis de enfermeiros em contexto hospitalar. Revista Brasileira de Enfermagem, [s. l.], v. 71, p. 2666-2674, 2018. Disponívem em: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0753. Acesso em: 05 jun. 2023.
SANTOS, C. COVID-19 e saúde mental dos adolescentes: vulnerabilidades associadas ao uso de Internet e mídias sociais. Holos, Natal, v. 3, p. 1-14, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.15628/holos.2021.11651. Acesso em: 17 maio 2023.
SILVA, C. F.; DE ALMEIDA CASTILHO, F. F. A Pesquisa-ação e o design de jogos: uma proposta metodológica para o desenvolvimento de produtos educacionais. Educitec-Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, v. 8, e180622, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.31417/educitec.v8.1806. Acesso em: 28 maio 2023.
TAVARES, A. A. Escola como espaço intersetorial para a promoção da saúde do adolescente: a experiência das oficinas de futsal. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Saúde Pública) – Escola de Saúde Pública de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2020. Disponível em: http://localhost:8080/xmlui/handle/123456789/351. Acesso em: 15 maio 2023.
THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez editora, 2011. v. 18.
VANTIL, F. C. S.; LIMA, E. D. F. A.; FIGUEIREDO, K. C.; MASSARONI, L.; SOUSA, A. I.; PRIMO, C. C. Safety of patients with mental disorders: a collective construction of strategies. Revista Brasileira de Enfermagem, [s. l.], v. 73, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0905. Acesso em: 15 jun. 2023.
ZOCCHE, D. A. A.; DA ROSA, A. P.; ZANATTA, E. A. Pesquisa-Ação no desenvolvimento de um instrumento para consulta de enfermagem na saúde da mulher. New Trends in Qualitative Research, Oliveira de Azeméis, Portugal, v. 8, p. 804-810, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.36367/ntqr.8.2021.804-810. Acesso em: 15 jun. 2023.
ZOCCHE, D. A. de A.; PRIMO, C. C.; LEAL, S. M. C. Pesquisa-ação na enfermagem: proposições e experiências nos mestrados profissionais do brasil. In: Denise Antunes de Azambuja ZOCCHE, D. A. de A.; PRIMO, C. C.; LEAL, S. M. C. (org). Livro pesquisa-ação e enfermagem: proposições e experiências nos programas de pós-graduação de enfermagem do Brasil. Florianópolis: UDESC, 2022. p. 10-20.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 PerCursos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.