Hibridismo cultural e pedagogias culturais no Saravá Metal da banda Gangrena Gasosa

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5965/19847246252024e0308

Mots-clés :

Gangrena Gasosa, Saravá Metal, Études Culturelles, Hybridité Culturelle, Pédagogies Culturelles

Résumé

O presente artigo tem como objetivo analisar o trabalho da banda brasileira Gangrena Gasosa, centrando-se em um recorte de seu albúm Gente Ruim Só Manda Lembrança Pra Quem Não Presta, de 2018, buscando percebê-lo como resultado de um hibridismo cultural, a partir do qual pedagogias passam a emergir. Parte-se do campo dos Estudos Culturais, com inspirações metodológicas na análise cultural e na análise do discurso. Possibilita-se, através da análise proposta, compreender que o trabalho da banda se apresenta como um rico artefato cultural para análise, evidenciando a mescla de culturas e concepções distintas na formação de algo novo, o Saravá Metal. Apresenta-se um trabalho que une o Metal com a cultura e religiosidade brasileira, sobretudo no que tange à religiosidade de matriz africana. Além disso, cabe perceber que a banda produz outra mescla em seu trabalho, sabendo apresentar questões sérias de forma muitas vezes bem-humorada. Além de um exemplo de hibridismo cultural, a banda Gangrena Gasosa contribui significativamente para a reflexão e entendimento de temáticas e questões ligadas às religiões de matriz africana, trazendo esclarecimento e naturalidade para onde muitas vezes se faz presente o preconceito e a negação.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Lucas Bitencourt Fortes, Universidade Luterana do Brasil

Doutorando em Educação pela Universidade Luterana do Brasil e Mestre em Educação pela Universidade Luterana do Brasil. Professor de História do Município de Arroio dos Ratos – RS.

Références

AMARAL, Adriana. Rock e imaginário tecnológico: as relações imagético-sonoras na contemporaneidade. In: BIBLIOTECA ON-LINE DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, [s. l.], 2003. Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/amaral-adriana-rock-imaginario.pdf. Acesso em: 18 de julho de 2023.

AREDE, Ângelo; STERMINIUM, Davi. [Entrevista cedida a] Fagner Ramos: In: EFERAMOS, [s.l.], 3 jun. 2022. Disponível em: https://eferamos.com.br/2022/06/entrevista-com-angelo-arede-e-davi-do-gangrena-gasosa/. Acesso em: 12 fev. 2024.

ARAÚJO, Anderson Leon Almeida de; DUPRET, Leila. Memória do samba e negras religiões: musicalidade e identidade. In: Religião, carisma e poder: As formas da vida religiosa no Brasil, 13, 2012, Local. Anais Dos Simpósios Da ABHR. São Luís: UFMA, 2012. v. 13. p. 1-15.

BARBOSA JUNIOR, Ademir. O livro essencial de umbanda. São Paulo: Universo dos Livros, 2014.

CAMOZZATO, Viviane Castro. Da pedagogia às pedagogias: formas, ênfases e transformações. 2012. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.

CANCLINI, Nestor Garcia. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. 4. Ed. São Paulo: EDUSP, 2008.

COELHO, Helciane da Silva; MELO, Mouzart Guimarães de. Música e mídica radical: O saravá metal como contestação à lógica dominante. In: ENCONTRO REGIONAL NORTE DE HISTÓRIA DA MÍDIA, 5., 2018, Manaus. Anais [...]. [S. l.]: ALCAR, 2018. p. 1-9. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1roOkc-dK9g4S-KBqWT70JbpCek6AjBIl/view. Acesso em: 12 jul. 2023.

DU GAY, Paul et al. Doing cultural studies: the story of the Sony Walkman. London: Sage, 1997.

GANGRENA Gasosa: encosto (clipe oficial). [S. l.: s. n.], 2018. 1 vídeo (3 min.). Publicado pelo canal: Gangrena Gasosa. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=dcKQSlTLmK4. Acesso em: 03 out. 2024.

EVANGELISTA, Lázaro de Oliveira. Religião de matriz africana/afro-brasileira: lócus de resistência, acolhimento e educação. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Porto Alegre, 2019.

FOUCAULT, Michael. A arqueologia do saber. 7. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005.

GENTE ruim só manda lembrança pra quem não presta. [Compositor e intérprete]: Gangrena Gasosa. Rio de Janeiro: Independente, 2018. 1 CD (32 min).

GENTE ruim: Gangrena Gasosa. [S. l.: s. n.], 2018. 1 vídeo (4 min.). Publicado pelo canal: Gangrena Gasosa. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=eTicBjvE6hk. Acesso em: 03 out. 2024.

GIROUX, Henry. Praticando estudos culturais nas faculdades de educação. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. 11. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2013. p. 83-100

HALL, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 22, n. 2, p. 15-46, jul./dez. 1997.

HALL, Stuart. Cultura e representação. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio: Apicuri, 2016.

JANOTTI JUNIOR, Jeder. Heavy metal com dendê: rock pesado e mídia em tempos de globalização. Rio de Janeiro: E-Papers Serviços Editoriais, 2004.

LUBET, Alex. The inclusion of music/the music of inclusion. International Journal of Inclusive Education, [s. l.], v. 13, n. 7, p. 727-739, 2009.

MEDEIROS, Beatriz. Meninas não tocam percussão: o rock underground a partir da perspectiva de uma percussionista do Saravá Metal. Revista Tropos: Comunicação, Sociedade e Cultura, Rio Branco, v. 10, n. 2, p. 1-30, dez. 2021. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/tropos/article/view/5022. Acesso em: 13 jul. 2023.

MELLO, Cecília Campello do Amaral. Aquém da possessão: a noção de irradiação nos estudos das religiões de matriz africana. Anuário Antropológico, Brasília, DF, v. 45, n. 2, p. 146-163, 2020. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/article/view/33790/27361. Acesso em: 18 jul. 2023.

NELSON, Cary; TREICHLER, Paula; GROSSBERG, Lawrence. Estudos culturais: uma introdução. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. 11. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2013. p. 7-38.

PONTO de abertura: Gangrena Gasosa. [S. l.: s. n.], 2018. 1 vídeo (3 min.). Publicado pelo canal: Gangrena Gasosa. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=404yxHQUJ5A. Acesso em: 03 de outubro de 2024.

TERNO do Zé: Gangrena Gasosa. [S. l.: s. n.], 2018. 1 vídeo (4 min.). Publicado pelo canal: Gangrena Gasosa. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=HoBVcd89PIs. Acesso em: 03 out. 2024.

TRABALHAR pra 20 comer: Gangrena Gasosa. [S. l.: s. n.], 2018. 1 vídeo (3 min.). Publicado pelo canal: Gangrena Gasosa. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=dXq8KRiE4nI. Acesso em: 03 out. 2024.

SILVA, Natália Ribeiro da. Saravá metal: santo de casa também faz milagre. 2017. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal Fluminense,

Departamento de Estudos Culturais e Mídia, Niterói, 2017.

SILVEIRA, Hendrix Alessandro Anzorena. Afroteologia: construindo uma teologia das tradições de matriz africana. 2019. Tese (Doutorado em Teologia) – Faculdades EST, Programa de Pós-Graduação em Teologia, São Leopoldo, 2019.

SOARES, Emanoel Luís Roque; NASCIMENTO, Wanderson Flor do. Exu, corpo e sexualidade. Revista da ABPN, Curitiba, v. 12, n. 31, p. 11-26, 2020.

SOUZA, Filipe. O “saravá metal” carioca e suburbano de Gangrena Gasosa. In: COLAB, Belo Horizonte, 21 set. 2022. Disponível em: https://blogfca.pucminas.br/colab/gangrena-gasosa-entrevista/. Acesso em: 13 jul. 2023.

SOUZA, Alan. 'Na matriz africana, não existe a figura do demônio', diz babalorixá sobre imagem de Belzebu exposta em fachada de casa no RS. O Globo, Rio de Janeiro, 24 mar. 2023. Disponível em: https://oglobo.globo.com/brasil/noticia/2023/03/nao-existe-essa-personificacao-diz-babalorixa-sobre-imagem-de-belzebu-exposta-em-fachada-de-casa.ghtml. Acesso em: 12 fev. 2024.

VARGAS, Juliana Ribeiro de. O que ouço me conduz? Músicas, discursos e feminilidades contemporâneas. In: CAMOZZATO, Viviane Castro; CARVALHO, Rodrigo Saballa de; ANDRADE, Paula Deporte de. Pedagogias culturais: a arte de produzir modos de ser e viver na contemporaneidade. Curitiba: Appris, 2016. p. 121-136.

WILLIAMS, Raymond. La larga revolución. Buenos Aires: Nueva Visión, 2003.

Publiée

2024-12-03

Comment citer

FORTES, Lucas Bitencourt. Hibridismo cultural e pedagogias culturais no Saravá Metal da banda Gangrena Gasosa. PerCursos, Florianópolis, v. 25, p. e0308, 2024. DOI: 10.5965/19847246252024e0308. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/25162. Acesso em: 19 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê 2024/3 "Canção popular, mercado musical e política no Brasil do século XXI"