O aspecto pedagógico como componente metodológico do pensamento de Gramsci e de Lenin: uma leitura da hegemonia internacional e da tradução
DOI :
https://doi.org/10.5965/19847246252024e0201Mots-clés :
Gramsci, Lenin, tradução, hegemonia internacional, aspecto pedagógicoRésumé
O objetivo deste artigo é responder à questão: como efetuar uma leitura, uma reflexão sobre a tradutibilidade das linguagens envolvendo Lenin e Gramsci analisando o aspecto pedagógico, em sentido mais amplo, não escolar, e seu nexo com o plano internacional? A hipótese é de que o aspecto pedagógico em seu sentido mais amplo e não escolar pode ser entendido também como uma perspectiva de tradução. Isso envolve as transformações e perspectivas totalizantes da história e da realidade, abrangendo a desigual complexidade e totalidade pertinentes às possibilidades da vida no interior dos Estados abrangendo estruturas e superestruturas como um todo, incidindo sobre as consciências, as coletividades, as classes e as civilizações ou sobre como visões de mundo e seus componentes são recepcionados ou assimilados. Isto se desdobra em aspectos desiguais e heterogêneos da hegemonia internacional. Em termos metodológicos de pesquisa, o texto se pautou por uma análise e uma leitura de textos de Gramsci e de Lenin pertinentes à problemática em pauta. No que se refere à metodologia no tocante às consequências analíticas, a tradução no sentido gramsciano como ressignificação, releitura, recepção, transformação é o ponto central a ser considerado. A tradução se constitui num aspecto pedagógico para captar toda a complexa dinâmica de totalidade que envolve inúmeras possibilidades de transformação no que se refere à hegemonia internacional e seu nexo com o âmbito interno dos Estados.
Téléchargements
Références
BARATTA, Giorgio. As rosas e os cadernos: o pensamento dialógico de Antonio Gramsci. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.
BOOTHMAN, Derek. The Sources for GRAMSCI's Concept of Hegemony. Rethinking Marxism. [Kalamazoo], v. 20, n. 2, p. 201-215, 2008.
DIAS, Edmundo Fernandes. Gramsci, um interlocutor sempre atual. Quaderni. [São Paulo], n. 1, p. 77-98, 1991.
FAZZIO, Gabriel Landi. Confundindo pedagogia e política: Marx e Lenin sobre a educação revolucionária do proletariado. [S. l.], 2019. Disponível em: https://lavrapalavra.com/2019/05/29/confundido-pedagogia-e-politica-marx-e-lenin-sobre-a-educacao-revolucionaria-do-proletariado/. Acesso em: 27 out. 2023.
FRANCIONI, Gianni. L´Officina gramsciana: ipotesi sulla strutura del “quaderni del carcere”. Nápoli: Bibliopolis, 1984.
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999. v. 1.
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000. v. 3.
GRAMSCI, Antonio. Quaderni del carcere: edizione a cura di Valentino Gerratana. Torino: Einaudi, 1977.
LENIN, Vladimir Ilitch. On confounding politics with pedagogics. In: LENIN, Vladimir Ilitch. Lenin Collected Works. Moscow: Progress Publishers, 1977. v. 8. p. 452-455.
LENINE, Vladimir Ilitch. Duas tácticas da social-democracia na revolução democrática. In:
LENINE, Vladimir Ilitch. Obras escolhidas em três tomos. São Paulo: Alfa-Omega, 1982a. v. 1. p. 381-472.
LENINE, Vladimir Ilitch. Cinco anos da Revolução Russa e perspectivas da Revolução Mundial: relatório no IV Congresso da Internacional Comunista em 13 de novembro (1922). In: LENINE, Vladimir Ilitch. Obras escolhidas em três tomos. São Paulo: Alfa-Omega, 1980. v. 3. p. 618-628.
LENINE, Vladimir Ilitch. Que fazer? problemas candentes do nosso movimento. In:
LENINE, Vladimir Ilitch. Obras escolhidas em três tomos. São Paulo: Alfa-Omega, 1982b. v. 1. p. 79-214.
MORTON, Adam David. Unravelling Gramsci: hegemony and passive revolution in the global political economy. London: Pluto Press, 2007.
SHANDRO, Alan. Lenin and the logic of hegemony. Leiden: The Netherlands: Brill. Crossref, 2014.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés PerCursos 2024
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.