O aspecto pedagógico como componente metodológico do pensamento de Gramsci e de Lenin: uma leitura da hegemonia internacional e da tradução

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/19847246252024e0201

Palabras clave:

Gramsci, Lenin, tradução, hegemonia internacional, aspecto pedagógico

Resumen

O objetivo deste artigo é responder à questão: como efetuar uma leitura, uma reflexão sobre a tradutibilidade das linguagens envolvendo Lenin e Gramsci analisando o aspecto pedagógico, em sentido mais amplo, não escolar, e seu nexo com o plano internacional? A hipótese é de que o aspecto pedagógico em seu sentido mais amplo e não escolar pode ser entendido também como uma perspectiva de tradução. Isso envolve as transformações e perspectivas totalizantes da história e da realidade, abrangendo a desigual complexidade e totalidade pertinentes às possibilidades da vida no interior dos Estados abrangendo estruturas e superestruturas como um todo, incidindo sobre as consciências, as coletividades, as classes e as civilizações ou sobre como visões de mundo e seus componentes são recepcionados ou assimilados. Isto se desdobra em aspectos desiguais e heterogêneos da hegemonia internacional. Em termos metodológicos de pesquisa, o texto se pautou por uma análise e uma leitura de textos de Gramsci e de Lenin pertinentes à problemática em pauta. No que se refere à metodologia no tocante às consequências analíticas, a tradução no sentido gramsciano como ressignificação, releitura, recepção, transformação é o ponto central a ser considerado. A tradução se constitui num aspecto pedagógico para captar toda a complexa dinâmica de totalidade que envolve inúmeras possibilidades de transformação no que se refere à hegemonia internacional e seu nexo com o âmbito interno dos Estados.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rodrigo Duarte Fernandes dos Passos, Universidad Estatal Paulista

Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).

Citas

BARATTA, Giorgio. As rosas e os cadernos: o pensamento dialógico de Antonio Gramsci. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.

BOOTHMAN, Derek. The Sources for GRAMSCI's Concept of Hegemony. Rethinking Marxism. [Kalamazoo], v. 20, n. 2, p. 201-215, 2008.

DIAS, Edmundo Fernandes. Gramsci, um interlocutor sempre atual. Quaderni. [São Paulo], n. 1, p. 77-98, 1991.

FAZZIO, Gabriel Landi. Confundindo pedagogia e política: Marx e Lenin sobre a educação revolucionária do proletariado. [S. l.], 2019. Disponível em: https://lavrapalavra.com/2019/05/29/confundido-pedagogia-e-politica-marx-e-lenin-sobre-a-educacao-revolucionaria-do-proletariado/. Acesso em: 27 out. 2023.

FRANCIONI, Gianni. L´Officina gramsciana: ipotesi sulla strutura del “quaderni del carcere”. Nápoli: Bibliopolis, 1984.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999. v. 1.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000. v. 3.

GRAMSCI, Antonio. Quaderni del carcere: edizione a cura di Valentino Gerratana. Torino: Einaudi, 1977.

LENIN, Vladimir Ilitch. On confounding politics with pedagogics. In: LENIN, Vladimir Ilitch. Lenin Collected Works. Moscow: Progress Publishers, 1977. v. 8. p. 452-455.

LENINE, Vladimir Ilitch. Duas tácticas da social-democracia na revolução democrática. In:

LENINE, Vladimir Ilitch. Obras escolhidas em três tomos. São Paulo: Alfa-Omega, 1982a. v. 1. p. 381-472.

LENINE, Vladimir Ilitch. Cinco anos da Revolução Russa e perspectivas da Revolução Mundial: relatório no IV Congresso da Internacional Comunista em 13 de novembro (1922). In: LENINE, Vladimir Ilitch. Obras escolhidas em três tomos. São Paulo: Alfa-Omega, 1980. v. 3. p. 618-628.

LENINE, Vladimir Ilitch. Que fazer? problemas candentes do nosso movimento. In:

LENINE, Vladimir Ilitch. Obras escolhidas em três tomos. São Paulo: Alfa-Omega, 1982b. v. 1. p. 79-214.

MORTON, Adam David. Unravelling Gramsci: hegemony and passive revolution in the global political economy. London: Pluto Press, 2007.

SHANDRO, Alan. Lenin and the logic of hegemony. Leiden: The Netherlands: Brill. Crossref, 2014.

Publicado

2024-05-09

Cómo citar

PASSOS, Rodrigo Duarte Fernandes dos. O aspecto pedagógico como componente metodológico do pensamento de Gramsci e de Lenin: uma leitura da hegemonia internacional e da tradução. PerCursos, Florianópolis, v. 25, p. e0201, 2024. DOI: 10.5965/19847246252024e0201. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/24663. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê 2024/2 “As contribuições teórico-metodológicas de Lenin e Gramsci para a educação contemporânea"