A educação da classe trabalhadora em Gramsci: contribuições pré-carcerárias em diálogo com o Caderno 12
DOI :
https://doi.org/10.5965/19847246252024e0203Mots-clés :
EducaçãoRésumé
Abordamos, neste trabalho, contribuições de Antonio Gramsci à educação da classe trabalhadora à qual sempre conferiu extrema importância. Destacamos, também, sua profícua produção teórica como expressão da fundamentação materialista histórica, o que é essencial para compreendermos sua intensa atividade intelectual relativa a variados e candentes temas. O ensaio confere especial relevo à educação e, para tanto, recorremos a escritos políticos pré-carcerários, articulando-os às contribuições fundamentais do Caderno 12, elaborado no cárcere. Os textos selecionados evidenciam a imprescindibilidade da educação para a classe trabalhadora, chamando-a a protagonizá-la. Abordamos, ainda, sua forte crítica à perspectiva tendenciosa nessa formação, por parte da classe dominante e seu alerta sobre a importância de uma sólida e ativa preparação cultural e política articulada pelos intelectuais orgânicos dessa classe. As contribuições do filósofo são tratadas sem incidir na dicotomia pré-cárcere/cárcere, mas buscando-se o sentido de seu percurso intelectual acerca da superação da ordem vigente e da instauração da alternativa socialista, a qual, necessariamente, se dá pela luta de classes. Procura-se evidenciar, assim, que sua contribuição à educação da classe trabalhadora sempre a considerou expressão da base material e visou à superação da sociedade de classes. Sublinhamos também a ênfase dada por Gramsci à necessidade de que a educação dos trabalhadores os torne aptos a governar e a controlar os que governam, tanto para vencer a luta de classes, quanto para manter a continuidade dessa vitória no decorrer do processo histórico.
Téléchargements
Références
COSPITO, Giuseppe. Le “cautele” nella scrittura carceraria di Gramsci. International Gramsci Journal, Wollongong, v. 1, n. 4, p. 28-42, 2015. Disponível em: https://ro.uow.edu.au/gramsci/vol1/iss4/4. Acesso em: 22 out. 2023.
COSPITO, Giuseppe. Egemonia. In: FROSINI, Fabio; LIGUORI, Guido. Le parole di Gramsci, per un lessico dei quaderni del carcere. Roma: Carocci editori, 2004. p. 74-92.
DEL ROIO, Marcos. Gramsci e a educação do educador. Cad. Cedes, Campinas, v. 26, n. 70, p. 311-328, set./dez. 2006. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 22 out. 2023.
FRANCIONI, Gianni. Come lavorava Gramsci. In: GRAMSCI, Antonio. Quaderni del carcere. Edizione anastatica dei manoscritti a cura di Gianni Francioni. Cagliari: Società editrice L’unione sarda, 2009. p. 21-60.
GRAMSCI, Antonio. Neccessità di una preparazione ideologica di massa. In: GRAMSCI, Antonio. Scritti politici – Gramsci: le Idee 81. A cura de Paolo Spriano. Roma: Editori Reuniti, 1978. 314 p.
GRAMSCI, ANTONIO. Cronache Torinesi (1913 – 1917). Torino: Einaudi, 1980. 936 p.
GRAMSCI, Antonio. Caderno 12: apontamentos e notas dispersas para um grupo de ensaios sobre a história dos intelectuais. In: GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere: intelectuais: o princípio educativo: jornalismo. Rio de Janeiro. Civilização Brasileira, 2001. v. 2. p. 7-53.
GRAMSCI, Antonio. Homens ou máquinas? In: GRAMSCI. Antonio. Escritos políticos. Edição e tradução de Carlos Nelson Coutinho. 2 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004. p. 73-76.
GRAMSCI, Antonio. O privilégio da ignorância. In: GRAMSCI, Antonio. Escritos políticos: Organização e tradução: Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004. v. 1. p. 49-51.
GRAMSCI, Antonio. Cartas do cárcere: antologia. São Paulo: Estaleiro Editora, 2011. p. 91-94.
GRAMSCI, Antonio. Odeio os indiferentes: escritos de 1917. São Paulo: Boitempo, 2020. 130 p.
GRAMSCI, Antonio. O nosso Marx: 1918. In: Resistenze.org. Torino, 2013. Disponível em: https://www.resistenze.org/sito/ma/di/cg/mdcgba13-008114.htm. Acesso em: 26 set. 2023.
LENIN, Vladimir Ilitch. O imperialismo, fase superior do capitalismo. Lisboa-Moscovo: Edições Progresso, 1917. Disponível em: https://www.marxists.org/portugues/lenin/1916/ imperialismo/index.htm. Acesso em: 22 out. 2023.
MARX, K. A questão judaica. 2. ed. São Paulo: Moraes, 1991. 148 p.
NOSELLA, Paolo. A escola de Gramsci. São Paulo: Cortez, 2010. 320 p.
SEMERARO, Giovanni. Intelectuais, educação e escola: um estudo do caderno 12 de Antonio Gramsci. São Paulo: Expressão Popular, 2021. 239 p.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés PerCursos 2024
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.