A vida como referência na educação: alguns componentes do complexo fenômeno da afetividade e das violências

Auteurs

  • Sílvia Cardoso Rocha UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

DOI :

https://doi.org/10.5965/1984724617352016201

Résumé

Este texto tem por objetivo problematizar como são constituídos alguns componentes do complexo fenômeno da afetividade. Para nos conectarmos com a vida em todas as suas dimensões, é necessário transitar em vivências pedagógicas que permitam o contato com identidade e alteridade, e nesse movimento, reconhecer-se e estrangeirizar-se no Outro, por meio do contato. É nessa perspectiva que meu olhar se dirige para os processos educacionais, com a importância de nutrir as relações por meio de uma afetividade qualificada e problematizar as violências que emergem na escola, sobretudo as violências que, em alguns casos, estão na sutileza dos gestos. Eis porque é na convivência que produzimos e reproduzimos as violências. Nesse sentido, os sujeitos envolvidos no processo não estão desvinculados de pensar, sentir e emocionar-se. A Gestão do Cuidado e a Educação Biocêntrica aparecem como uma escolha pedagógica capaz de ajudar na construção de uma escola que protege e em sintonia com o ritmo da vida.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Sílvia Cardoso Rocha, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Doutoranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC na linha Ensino e Formação de Educadores - EFE;  Integrante do Núcleo Vida e Cuidado - NUVIC, estudos e pesquisas sobre violências

Téléchargements

Publiée

2017-03-10

Comment citer

ROCHA, Sílvia Cardoso. A vida como referência na educação: alguns componentes do complexo fenômeno da afetividade e das violências. PerCursos, Florianópolis, v. 17, n. 35, p. 201–222, 2017. DOI: 10.5965/1984724617352016201. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/1984724617352016201. Acesso em: 22 nov. 2024.