A investigação da pedagogia burguesa: um ensaio sobre as contribuições do arcabouço gramsciano para a pesquisa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/19847246252024e0213

Palabras clave:

Gramsci, estado ampliado, pedagogia política, empresariado, educação

Resumen

Este ensaio apresenta uma síntese do referencial teórico-metodológico produzido a partir dos escritos de Gramsci, no qual o conceito de “Estado Integral” é apresentado como ferramenta de investigação para compreender o papel da Educação na consecução do projeto de dominação burguesa. A reflexão apresentada toma como eixo central a possibilidade de utilização de sua obra para a compreensão das estratégias e práticas pedagógicas da burguesia, seu conjunto de organizações e intelectuais, com vistas a formar sistematicamente o “novo homem”, o qual tem seus “nexos psicofísicos” constantemente calibrados às frequentes transformações históricas do processo de produção em massa e às mudanças na reprodução dos processos de dominação diante das contradições e crises do capitalismo. É apresentada a atualização histórica do método de análise marxista realizada por Gramsci, sobretudo, partindo da análise dos avanços possibilitados pela obra de Lênin e de sua leitura ortodoxa dos próprios escritos de Marx. Trazendo seu arcabouço para contextos históricos mais recentes percebemos como a dupla superestrutural – sociedade política e sociedade civil – se expandiu consideravelmente na realidade concreta das lutas sociais. Concluímos este artigo ressaltando que, dentro dos limites deste texto, destacamos um conjunto de referências teóricas que vêm subsidiando um trabalho coletivo de investigação sobre o papel da educação nas estratégias burguesas para dominação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Thiago Vasquinho Siqueira, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Rodrigo de Azevedo Cruz Lamosa, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Coordenador do Laboratório de Investigação em Estado, Poder e Educação (LIEPE-UFRRJ). 

Citas

BUCI-GLUCKSMANN, C. Gramsci e o Estado. 2.ed. Tradução de Angelina Peralva. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980. 499 p. (Coleção Pensamento Crítico, v. 39)

CARDOSO, M. L. Para uma leitura do método em Karl Marx: anotações sobre a “Introdução” de 1857. Cadernos do ICHF, Niterói: UFF/ICHF, n. 30, 1990.

COUTINHO, C. N. Notas ao Texto. In: COUTINHO, C. N. (org.). O leitor de Gramsci: escritos escolhidos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011. p. 351-365.

COUTINHO, C. N. Gramsci: um estudo sobre seu pensamento político. 3. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007. 320 p.

FONTES, V. Hegemonismo e política: que democracia? In: MATTOS, M. B. Estado e formas de dominação no Brasil contemporâneo. Rio de Janeiro: Ed. Consequência, 2017. p. 207-36. Disponível em: http://grupodetrabalhoeorientacao.com.br/Virginia_Fontes/capitulos-livros/Hegemonismo-e-politica.pdf. Acesso em: 07 jul. 2020.

FONTES, V. O Brasil e o capital imperialismo: teoria e história. 2. ed. Rio de Janeiro: EPSJV/Editora UFRJ, 2010.

FRIGOTTO, G. A produtividade da escola improdutiva: em (re)exame das relações entre educação e estrutura econômico-social capitalista. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

GRAMSCI, A. O leitor de Gramsci: escritos escolhidos 1916-1935. Organização e Introdução: Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011. 375 p.

GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere, volume 3. Edição e tradução: Carlos Nelson Coutinho. Co-edição: Luiz Sérgio Henriques e Marco Aurélio Nogueira. 3. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.

GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere, volume 5. Edição e tradução: Luiz Sérgio Henriques. Co-edição: Carlos Nelson Coutinho e Marco Aurélio Nogueira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere, volume 2. Edição e tradução: Carlos Nelson Coutinho. Co-edição: Luiz Sérgio Henriques e Marco Aurélio Nogueira. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.

GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere, volume 1. Edição e tradução: Carlos Nelson Coutinho. Co-edição: Luiz Sérgio Henriques e Marco Aurélio Nogueira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.

GRAMSCI, A. Os intelectuais e a organização da cultura. Tradução: Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1982.

IAMAMOTO, M. V. Serviço social em tempo de capital fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social. São Paulo: Cortez, 2007.

MARTINS, A. S.; NEVES, L. M. W. A nova pedagogia da hegemonia e a formação/atuação de seus intelectuais orgânicos. In: NEVES, L. M. W. (org.). A direita para o social e a esquerda para o capital: intelectuais da nova pedagogia da hegemonia no Brasil. São Paulo: Xamã, 2010. p. 23-38.

MARX, K. Contribuição à crítica da economia política. Tradução e introdução de Florestan Fernandes. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2008. 285 p.

MENDONÇA. S. R. de. Pesquisando com Gramsci: sugestões metodológicas. In:

MENDONÇA. S. R. de.; LAMOSA, R. Gramsci e a pesquisa histórica. 1. ed. Curitiba: Appris, 2018. 175 p. 7-24.

MENDONÇA. S. R. de. Estado e poder no Brasil: abordagens teórico-metodológicas. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 22., 2003, João Pessoa, 2003. Anais [...]. João Pessoa: ANPUH, 2003. Tema: história, acontecimento e narrativa.

PORTELLI, H. Gramsci e o bloco histórico. Tradução de Angelina Peralva. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977. 142 p. (Coleção pensamento crítico, v. 7)

SHIROMA, E. O.; MORAES, M. C. M. de; EVANGELISTA, O. Política educacional. Rio de Janeiro: Lamparina, 2011.

Publicado

2024-08-07

Cómo citar

SIQUEIRA, Thiago Vasquinho; LAMOSA, Rodrigo de Azevedo Cruz. A investigação da pedagogia burguesa: um ensaio sobre as contribuições do arcabouço gramsciano para a pesquisa. PerCursos, Florianópolis, v. 25, p. e0213, 2024. DOI: 10.5965/19847246252024e0213. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/24664. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê 2024/2 “As contribuições teórico-metodológicas de Lenin e Gramsci para a educação contemporânea"