Contribuições do marxismo-leninismo na constituição da educação socialista de Nadezhda Krupskaya

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/19847246252024e0215

Palabras clave:

Krupskaya, educação socialista, marxismo-leninismo

Resumen

O objetivo deste trabalho é analisar a concepção socialista de educação presente na obra de Nadezhda Krupskaya, situando-a no âmbito da corrente leninista do marxismo. A perspectiva pedagógica da Revolução Russa, leito no qual se insere o pensamento de Krupskaya, privilegiou a tomada de consciência da totalidade social e ficou sintetizada no conceito de politecnia, que possui particularidades quando trabalhado pela teoria marxista. Partindo desse pressuposto, foram examinadas 25 publicações da intelectual e dirigente comunista. Para isso, foi utilizada a metodologia da análise de conteúdo e tomada por base uma matriz categorial composta pelas seguintes noções teóricas: politecnia, trabalho, sistema de complexos, mulher e democracia. Foram, então, identificadas articulações entre essas noções, das quais emergem as dimensões da educação socialista de Krupskaya: a) o caráter ideológico da educação, o trabalho e a questão das mulheres; b) o papel e a natureza do Estado. Em relação ao primeiro aspecto, a autora evidencia a centralidade da questão da mulher nas relações educativas. No que se refere ao segundo, concluímos que sua concepção é influenciada diretamente pelo debate leninista sobre o Estado.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fernanda Maria Caldeira Azevedo, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda em Ciência Política na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestra em Ciência, Tecnologia e Sociedade pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR). Professora do Instituto Federal do Paraná (IFPR).

Lucas Barbosa Pelissari, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professor do Programa de P´ós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Citas

ALTHUSSER, L. Sobre o trabalho teórico: dificuldades e recursos. In: BARISON, T. (org.) Teoria marxista e análise concreta: textos escolhidos de Luis Althusser e Étienne Balibar. São Paulo: Expressão Popular, 2017. p. 83-114.

BITTAR, M; FERREIRA JR., A. Ativismo pedagógico e princípios da escola do trabalho nos primeiros tempos da educação soviética. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 20, n. 61, p. 433-456, 2015.

BHATTACHARYA, T. O que é a teoria da reprodução social? West Lafayette,2013. Disponível em: http://outubrorevista.com.br/wp-content/uploads/2019/09/04_Bhattacharya.pdf. Acesso em: 25 jun. 2023.

CALDEIRA, Fernanda Maria. Krupskaya e a pedagogia soviética: a elaboração do conceito de politecnia. 2023. Dissertação (Mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade) – Instituto Federal do Paraná, Curitiba, 2023.

CORRÊA-LODI, S. Entre a pena e a baioneta: Louise Michel e NadezhdaKrupskaia, educadoras em contextos revolucionários. 2016. Tese (Doutorado em educação) –Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2016.

DEWEY, J. Impressões sobre a Rússia Soviética e o mundo revolucionário. Uberlândia: Navegando Publicações, 2016.

DIAS, V. A educação integrada e a profissionalização no ensino médio. 2015. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015.

FELICIO, P. Anatoli Vassilievitch Lunatcharski: a educação na Russia Revolucionária (1917-1929). 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2016.

FERREIRA JR., A. BITTAR, M. Krupskaya nos arquivos do National Union of Women Teachers: uma palavra sobre a educação de classe. Revista HISTEDBR on-line, Campinas, v.21, 2021, p. 1-21. FRANCO, M. Análise de conteúdo. 3. ed. Brasília: Líber Livro, 2008.

FREITAS, L. A luta por uma pedagogia do meio. In: PISTRAK, M. A escola comuna. São Paulo: Expressão Popular, 2009, p. 09-98.

FREITAS, L. A pedagogia socialista: devolvendo a voz aos pioneiros da educação russa. In: CALDART, R.; VILLAS BÔAS, R. Pedagogia socialista: legado da revolução de 1917 e desafios atuais. São Paulo: Expressão Popular, 2017. p. 233-260.

FRIGOTTO, G. A produtividade da escola improdutiva: um (re)exame das relações entre educação e estrutura econômico-social e capitalista. 2. ed. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1984.

GALLO, S. Politecnia e educação: a contribuição anarquista. ProPosições, Campinas, v. 4, n. 3, p. 34-46, 1993

GONZALES, A. As origens e a comemoração do dia internacional das mulheres. São Paulo: Expressão Popular, 2010.

KRUPSKAYA, N. La educación laboral y laenseñanza. Moscú: Editorial Progreso, 1986.

KRUPSKAYA, N. A mulher e a educação das crianças In: A CONSTRUÇÃO DA PEDAGOGIA SOCIALISTA: escritos. São Paulo: Expressão Popular, 2017a. p. 31-30.

KRUPSKAYA, N. Deve-se ensinar “coisa de mulher” aos meninos? In: SCHNEIDER, G. (org.). A revolução das mulheres: emancipação feminina na Rússia soviética. 1.ed. São Paulo: Boitempo, 2017b. p.88-31.

KRUPSKAYA, N. Sobre a questão da escola socialista. In: A CONSTRUÇÃO DA PEDAGOGIA SOCIALISTA: escritos. São Paulo: Expressão Popular, 2017c. p. 65-80.

KRUPSKAYA, N. O papel de Lenin na luta pela escola politécnica. In: A CONSTRUÇÃO DA PEDAGOGIA SOCIALISTA. São Paulo: Expressão Popular, 2017d. p. 173-180.

KRUPSKAYA, N. Educação pública e democracia. In: A CONSTRUÇÃO DA PEDAGOGIA SOCIALISTA. São Paulo: Expressão Popular, 2017e. p. 33-60.

LENIN, V. O Estado e a revolução. São Paulo: Hucitec, 1987.

LINHART, R. Lenin, os camponeses, Taylor: ensaio de análise baseada no materialismo histórico sobre a origem do sistema produtivo soviético. Rio de Janeiro: Editora Marco Zero, 1983.

MACHADO, L. Politecnia, escola unitária e trabalho. São Paulo: Cortez & Autores Associados, 1989.

MOURA, D.; LIMA FILHO, D.; SILVA, M. Politecnia e formação integrada: confrontos conceituais, projetos políticos e contradições históricas da educação brasileira. Revista Brasileira De Educação, [Rio de Janeiro], v. 20, n. 63, p. 1057-1080, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782015206313. Acesso em: 15 set. 2023.

OYAMA, E. A perspectiva da educação socialista em Lenin e Krupskaia. Marx e o Marxismo, [Niterói], v. 2, n. 2, p. 41-70, 2014.

PELISSARI, L. A educação politécnica em Lenin e a questão do poder. Germinal: Marxismo e Educação Em Debate, Salvador, v. 12, n. 2, p. 335–346, 2020.

PEREIRA, A.; OLIVEIRA, E. Krupskaya e A. Kollontai: diálogos acerca da autonomia da mulher trabalhadora. Germinal:Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 13, n. 1, p. 504-522, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.9771/gmed.v13i1.38650. Acesso em: 02 set. 2023.

QUINTANEIRO, T. et al. Um toque de clássicos. 2. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.

RODRIGUES, J. A educação politécnica no Brasil. Niterói: EdUFF, 1998.

Publicado

2024-09-23

Cómo citar

AZEVEDO, Fernanda Maria Caldeira; PELISSARI, Lucas Barbosa. Contribuições do marxismo-leninismo na constituição da educação socialista de Nadezhda Krupskaya. PerCursos, Florianópolis, v. 25, p. e0215, 2024. DOI: 10.5965/19847246252024e0215. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/24504. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê 2024/2 “As contribuições teórico-metodológicas de Lenin e Gramsci para a educação contemporânea"