Escravidão: tema tabu para os museus de arte decorativa

Autores/as

  • Joseania Miranda Freitas UFBA

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984724620442019056

Resumen

O ensino e a prática museal no campo da arte decorativa estiveram, durante muito tempo, aliados aos modos de pensar colonial e imperial, privilegiando concepções artísticas europeias, sacralizando objetos advindos das elites enriquecidas pelo trabalho escravo. Este texto apresenta reflexões de quase duas décadas de docência na área de arte decorativa para o curso de graduação em Museologia na Universidade Federal da Bahia (UFBA). O tema da escravidão de povos africanos tem sido tabu para os museus, ficando tais discussões reservadas àqueles específicos (etnográficos e históricos), omitindo-se, dessa forma, que a formação econômica dos países colonizados e suas metrópoles se deu através dessa força de trabalho. O caminho metodológico para enfrentar esse tabu tem sido o de descolonizar o olhar em arte decorativa, o que implica suscitar uma tomada de posição crítica frente aos acervos hegemonicamente estabelecidos, ainda ancorados na chegada, conquista e estabelecimento dos europeus nas Américas como marco fundante de processos civilizatórios. O termo colonial não se aplica exclusivamente aos processos de governança, mas ao campo epistemológico, à manutenção do conhecimento eurocentrado. A docência nessa área é desafiadora, pois está atrelada aos acervos, resultantes da permanência de padrões e gostos coloniais-eurocentrados, não somente no campo artístico, mas também no campo das mentalidades.

Palavras-chave: Escravidão. Museus de arte decorativa. Descolonização do olhar.

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Biografía del autor/a

Joseania Miranda Freitas, UFBA

Professora do curso de Museologia da UFBA, graduação e pós-graduação.

Publicado

2020-03-13

Cómo citar

FREITAS, Joseania Miranda. Escravidão: tema tabu para os museus de arte decorativa. PerCursos, Florianópolis, v. 20, n. 44, p. 56–76, 2020. DOI: 10.5965/1984724620442019056. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/1984724620442019056. Acesso em: 21 nov. 2024.