A vida como referência na educação: alguns componentes do complexo fenômeno da afetividade e das violências
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984724617352016201Resumo
Este texto tem por objetivo problematizar como são constituídos alguns componentes do complexo fenômeno da afetividade. Para nos conectarmos com a vida em todas as suas dimensões, é necessário transitar em vivências pedagógicas que permitam o contato com identidade e alteridade, e nesse movimento, reconhecer-se e estrangeirizar-se no Outro, por meio do contato. É nessa perspectiva que meu olhar se dirige para os processos educacionais, com a importância de nutrir as relações por meio de uma afetividade qualificada e problematizar as violências que emergem na escola, sobretudo as violências que, em alguns casos, estão na sutileza dos gestos. Eis porque é na convivência que produzimos e reproduzimos as violências. Nesse sentido, os sujeitos envolvidos no processo não estão desvinculados de pensar, sentir e emocionar-se. A Gestão do Cuidado e a Educação Biocêntrica aparecem como uma escolha pedagógica capaz de ajudar na construção de uma escola que protege e em sintonia com o ritmo da vida.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os trabalhos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista PerCursos.

A PerCursos está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
COPYRIGHT STATEMENT
The papers published by the journal are free of charge, being intended for educational and non-commercial applications. The papers’ copyrights are all assigned to the magazine. The articles whose authors are identified represent the expression from the point of view of their authors and not the official position of the periodical PerCursos.
PerCursos is licensed under a Creative Commons Attribution - Noncommercial -NoDerivs 4.0 International License.