A Visibilidade Tênue e a Delusão na Imagem do Pinheiro na Pintura Paranaense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234614332022146

Palavras-chave:

Detalhe, Trecho, Pinheiro na arte

Resumo

Este artigo pretende investigar imagens de pinheiros na pintura paranaense. Parte-se de obras de diversos artistas do Estado de diferentes períodos e contextos, nos quais se observam as relações do detalhe na obra e a obra em detalhe, mas também a abordagem de trecho e as singularidades dessa figura. As reflexões de Georges Didi-Hubermann acerca da Aporia do Detalhe e do Trecho dão suporte para pensar a imagem intermitente do pinheiro; nas suas aparições mínimas, fantasmáticas, tênues, diluídas e delusórias. Ainda, apresenta-se o pinheiro como um processo de acumulação de espaço, tempo e memória, que implica a diferença e a repetição, o sintoma e a abertura da imagem na sua relação com a história, na convocação de um passado e/ou futuro, que interrompe o tempo linear.

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Biografia do Autor

Clediane Lourenço, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Professora doutora da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO, atuando na graduação em Arte. Membro do Grupo de Pesquisa em Artes. Doutora em Artes visuais pelo PPGAV/UDESC, Mestre em Artes Visuais pelo mesmo programa, Especialista em História da Arte pela PUC/PR e Graduada em Arte-Educação. Lattes:  http://lattes.cnpq.br/7346841400713637

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Publicado

2022-05-01

Como Citar

LOURENÇO, Clediane. A Visibilidade Tênue e a Delusão na Imagem do Pinheiro na Pintura Paranaense. Palíndromo, Florianópolis, v. 14, n. 33, p. 146–161, 2022. DOI: 10.5965/2175234614332022146. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/21634. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção temática