A CULTURA E A CRÍTICA SOCIAL PELO OLHAR DO HUMOR GRÁFICO
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234609182017044Parole chiave:
cultura, crítica social, humor gráfico, anos 1970Abstract
O presente ensaio analisa cartuns publicados no suplemento Anexo – integrante do jornal Diário do Paraná de 1976 a 77 – de autoria de Luiz Antônio Solda e Luiz Carlos Rettamozo como parte de uma reflexão sobre o posicionamento do artista em relação à crítica social e política, e também à cultura como um meio de contestação contra o autoritarismo e à alienação. A ênfase recai para a década de 1970, momento contraditório, em certa medida, entre política e cultura. O debate é fundamentado conceitualmente por Raymond Williams (1969) em sua explanação acerca das relações dos artistas face às discussões políticas e sociais de sua época, e suas postulações relativas à evolução do significado de cultura, em sentido linguístico e social. O texto abre-se a uma discussão em torno dos aspectos culturais, sociais e políticos em confluência baseado no pressuposto da hibridação cultural de Néstor Garcia Canclini (2013). O pensamento que norteia este ensaio aborda o humor gráfico como uma forma de manifestação artística/cultural questionadora sobre as interações sociais e culturais que se mantém em consonância com o sistema político de sua época.
Downloads
Riferimenti bibliografici
CANCLINI, Néstor García. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da mo-dernidade. 4 ed. São Paulo: EDUSP, 2013.
CIRNE, Moacy. Quadrinhos, sedução e paixão. Petópolis, RJ: Vozes, 2000.
______. Uma introdução política aos quadrinhos. Rio de Janeiro: Achiamé / Angra, 1982.
COELHO, Cláudio Novaes Pinto. A contracultura: o outro lado da modernização autoritária. In: Anos 70: trajetórias. Vários autores. São Paulo: Iluminuras: Itaú Cul-tural, 2005.
FREITAS, Artur. Arte e contestação: o salão paranaense nos anos de chumbo. Curi-tiba: Medusa, 2013.
HOLLANDA, Heloísa Buarque de. Impressões de viagem: CPC, vanguarda e des-bunde 1960/70. São Paulo: Editora Brasiliense, 1981, 2ª ed.
NAPOLITANO, Marcos. Cultura brasileira: utopia e massificação (1950-1980). SP: Contexto, 2001.
ORTIZ, Renato. Cultura brasileira e identidade nacional. São Paulo: Brasiliense, 2012.
TEIXEIRA, Selma Suely. (org.). Jornalismo cultural: um resgate: Aramis Millarch, José Carlos (Zeca) Corrêa Leite, Reynaldo Jardim. Curitiba: Gramofone, 2000.
WILLIAMS, Raymond. Cultura e sociedade: 1780-1950. São Paulo: Editora Nacional, 1969, 3ª ed.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2017 Palíndromo
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade