A CULTURA E A CRÍTICA SOCIAL PELO OLHAR DO HUMOR GRÁFICO
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234609182017044Palabras clave:
cultura, crítica social, humor gráfico, anos 1970Resumen
O presente ensaio analisa cartuns publicados no suplemento Anexo – integrante do jornal Diário do Paraná de 1976 a 77 – de autoria de Luiz Antônio Solda e Luiz Carlos Rettamozo como parte de uma reflexão sobre o posicionamento do artista em relação à crítica social e política, e também à cultura como um meio de contestação contra o autoritarismo e à alienação. A ênfase recai para a década de 1970, momento contraditório, em certa medida, entre política e cultura. O debate é fundamentado conceitualmente por Raymond Williams (1969) em sua explanação acerca das relações dos artistas face às discussões políticas e sociais de sua época, e suas postulações relativas à evolução do significado de cultura, em sentido linguístico e social. O texto abre-se a uma discussão em torno dos aspectos culturais, sociais e políticos em confluência baseado no pressuposto da hibridação cultural de Néstor Garcia Canclini (2013). O pensamento que norteia este ensaio aborda o humor gráfico como uma forma de manifestação artística/cultural questionadora sobre as interações sociais e culturais que se mantém em consonância com o sistema político de sua época.
Descargas
Citas
CANCLINI, Néstor García. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da mo-dernidade. 4 ed. São Paulo: EDUSP, 2013.
CIRNE, Moacy. Quadrinhos, sedução e paixão. Petópolis, RJ: Vozes, 2000.
______. Uma introdução política aos quadrinhos. Rio de Janeiro: Achiamé / Angra, 1982.
COELHO, Cláudio Novaes Pinto. A contracultura: o outro lado da modernização autoritária. In: Anos 70: trajetórias. Vários autores. São Paulo: Iluminuras: Itaú Cul-tural, 2005.
FREITAS, Artur. Arte e contestação: o salão paranaense nos anos de chumbo. Curi-tiba: Medusa, 2013.
HOLLANDA, Heloísa Buarque de. Impressões de viagem: CPC, vanguarda e des-bunde 1960/70. São Paulo: Editora Brasiliense, 1981, 2ª ed.
NAPOLITANO, Marcos. Cultura brasileira: utopia e massificação (1950-1980). SP: Contexto, 2001.
ORTIZ, Renato. Cultura brasileira e identidade nacional. São Paulo: Brasiliense, 2012.
TEIXEIRA, Selma Suely. (org.). Jornalismo cultural: um resgate: Aramis Millarch, José Carlos (Zeca) Corrêa Leite, Reynaldo Jardim. Curitiba: Gramofone, 2000.
WILLIAMS, Raymond. Cultura e sociedade: 1780-1950. São Paulo: Editora Nacional, 1969, 3ª ed.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2017 Palíndromo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade