Escrever o caminho [vazio]
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234608162016116Parole chiave:
arte conceitual , pesquisa, Cláudio Miklos , desmaterializaçãoAbstract
Em outubro de 2010, o pesquisador Cláudio Miklos apresentou sua dissertação de mestrado, com o título A arte Zen e o caminho do vazio: uma investigação sobre o conceito zen-budista de não-eu na criação de arte, na Universidade Federal Fluminense. Entrei em contato com sua pesquisa por indicação do colega Juliano Siqueira, durante seminário apresentado em uma das disciplinas do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina, em março de 2016.
Downloads
Riferimenti bibliografici
MIKLOS, Cláudio. A arte Zen e o Caminho do Vazio: uma investigação sobre o con- ceito zen-budista de Não-Eu na criação de arte. (Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Arte, Universidade Federal Fluminense. Orientador: Prof. Dr. Luciano Vinhosa Simão.) Niterói, ano 2010, 143.
LIPPARD, Lucy. Seis años: La desmaterialización del objeto artístico de 1966 a 1972.
EdicionesAkal: Madrid, 2004.
DÜRAS, Marguerite. Escrever. Editora Rocco: 1993.
KAPROW, Allan. A educação do Não-artista. Parte I. In: Concinnitas – Revista do Ins- tituto de Artes da UERJ. Ano 4. n 4, março de 2003, pp. 216-227.
KAPROW, Allan, Environments 7. IN: http://www.allankaprow.com/about_reinvetion. htm [acesso em 25/04/2016].
MELVILLE, Herman de. Bartleby, o escrivão. Uma história de Wall Street. Rio de Janei- ro: Nova Fronteira
PERNIOLA, Mario. Os situacionistas: o movimento que profetizou a “sociedade do espetáculo”. São Paulo: Annablume, 2009.
VILA-MATAS, Enrique. Paris não tem fim. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
. Bartleby e companhia. São Paulo: Cosac Naify, 2004.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2016 Wellington William dos Santos
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade