Escrever o caminho [vazio]
DOI :
https://doi.org/10.5965/2175234608162016116Mots-clés :
arte conceitual , pesquisa, Cláudio Miklos , desmaterializaçãoRésumé
Em outubro de 2010, o pesquisador Cláudio Miklos apresentou sua dissertação de mestrado, com o título A arte Zen e o caminho do vazio: uma investigação sobre o conceito zen-budista de não-eu na criação de arte, na Universidade Federal Fluminense. Entrei em contato com sua pesquisa por indicação do colega Juliano Siqueira, durante seminário apresentado em uma das disciplinas do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina, em março de 2016.
Téléchargements
Références
MIKLOS, Cláudio. A arte Zen e o Caminho do Vazio: uma investigação sobre o con- ceito zen-budista de Não-Eu na criação de arte. (Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Arte, Universidade Federal Fluminense. Orientador: Prof. Dr. Luciano Vinhosa Simão.) Niterói, ano 2010, 143.
LIPPARD, Lucy. Seis años: La desmaterialización del objeto artístico de 1966 a 1972.
EdicionesAkal: Madrid, 2004.
DÜRAS, Marguerite. Escrever. Editora Rocco: 1993.
KAPROW, Allan. A educação do Não-artista. Parte I. In: Concinnitas – Revista do Ins- tituto de Artes da UERJ. Ano 4. n 4, março de 2003, pp. 216-227.
KAPROW, Allan, Environments 7. IN: http://www.allankaprow.com/about_reinvetion. htm [acesso em 25/04/2016].
MELVILLE, Herman de. Bartleby, o escrivão. Uma história de Wall Street. Rio de Janei- ro: Nova Fronteira
PERNIOLA, Mario. Os situacionistas: o movimento que profetizou a “sociedade do espetáculo”. São Paulo: Annablume, 2009.
VILA-MATAS, Enrique. Paris não tem fim. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
. Bartleby e companhia. São Paulo: Cosac Naify, 2004.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Wellington William dos Santos 2016
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade