ENTRE O DESEJO, A PAIXÃO, A DÚVIDA E A SOLIDÃO: AS MIL E UMA NUANCES QUE ENVOLVEM E REVOLVEM O PESQUISAR
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234607132015058Parole chiave:
pesquisa acadêmica, escrever a tese , escrita com criaçãoAbstract
Neste ensaio proponho a articula- ção da problemática sobre a escrita de tese a partir dos textos selecionados na disciplina Seminário de Pesquisa I. A pai- xão pela pesquisa é um salto para o auto- conhecimento.
A fatídica pergunta ‘quem somos nós?’ torna-se tanto inquietante quanto instigante quando compreendemos que não existe apenas uma resposta que sa- tisfaça tal sentença. Quaisquer que sejam, tais respostas serão sempre múltiplas, permeáveis, fluídas e efêmeras; eternos percursos transitivos entre o absoluto e o peculiar. Por isso o pesquisar: ação humana consciente na tentativa de com- partilhar uma perspectiva subjetiva que dialogue no coletivo e que, por assim o ser, possa vir ampliar os variados modos de existência e ideais sobre o mundo e nós mesmos.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith. A Revisão da bibliografia em teses e dissertações: meus tipos inesquecíveis - o retorno, in: A bússola do escrever, p.25-44
CHEREM, Rosângela. Anotações da aula Seminário de Pesquisa I. UDESC, SC, 2016
DURAS, Marguerite. Escrever, Trad. de Rubens Figueiredo, São Paulo: Ed. Rocco
FREITAS, Maria Ester de. Viver a tese é preciso!, in: A bússola do escrever, p.215-226
LISPECTOR, Clarice. A paixão segundo G.H. Rio de Janeiro: Rocco, 2009
KERN, Keila. Marcel Broodthaers: Museu de Arte Moderna Departamento das Águias, Tese de doutorado na linha de poéticas visuais, defendida na ECA -USP, 2014.
SABIÁ, Ana Paula. Madonnas contemporâneas em série fotográfica: relações estéti- cas e produção de sentidos sobre a maternidade. Dissertação de mestrado defendida no Programa de Pós-Graduação em Psicologia, UFSC, 2015.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2016 Ana Paula Sabiá
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade