ENTRE O DESEJO, A PAIXÃO, A DÚVIDA E A SOLIDÃO: AS MIL E UMA NUANCES QUE ENVOLVEM E REVOLVEM O PESQUISAR
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234607132015058Palabras clave:
pesquisa acadêmica, escrever a tese , escrita com criaçãoResumen
Neste ensaio proponho a articula- ção da problemática sobre a escrita de tese a partir dos textos selecionados na disciplina Seminário de Pesquisa I. A pai- xão pela pesquisa é um salto para o auto- conhecimento.
A fatídica pergunta ‘quem somos nós?’ torna-se tanto inquietante quanto instigante quando compreendemos que não existe apenas uma resposta que sa- tisfaça tal sentença. Quaisquer que sejam, tais respostas serão sempre múltiplas, permeáveis, fluídas e efêmeras; eternos percursos transitivos entre o absoluto e o peculiar. Por isso o pesquisar: ação humana consciente na tentativa de com- partilhar uma perspectiva subjetiva que dialogue no coletivo e que, por assim o ser, possa vir ampliar os variados modos de existência e ideais sobre o mundo e nós mesmos.
Descargas
Citas
ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith. A Revisão da bibliografia em teses e dissertações: meus tipos inesquecíveis - o retorno, in: A bússola do escrever, p.25-44
CHEREM, Rosângela. Anotações da aula Seminário de Pesquisa I. UDESC, SC, 2016
DURAS, Marguerite. Escrever, Trad. de Rubens Figueiredo, São Paulo: Ed. Rocco
FREITAS, Maria Ester de. Viver a tese é preciso!, in: A bússola do escrever, p.215-226
LISPECTOR, Clarice. A paixão segundo G.H. Rio de Janeiro: Rocco, 2009
KERN, Keila. Marcel Broodthaers: Museu de Arte Moderna Departamento das Águias, Tese de doutorado na linha de poéticas visuais, defendida na ECA -USP, 2014.
SABIÁ, Ana Paula. Madonnas contemporâneas em série fotográfica: relações estéti- cas e produção de sentidos sobre a maternidade. Dissertação de mestrado defendida no Programa de Pós-Graduação em Psicologia, UFSC, 2015.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Ana Paula Sabiá
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade