Possíveis Leituras de Extensões da Arte nas Ilustrações de Livros: a Pós-Produção nas Imagens de Rébecca Dautremer
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234605102013123Parole chiave:
livro ilustrado, leitura de imagens , pós-produçãoAbstract
Nesse artigo é apresentada uma proposta de leitura de imagens a partir do livro ilustrado associada à leitura de manifestações artísticas, com foco na formação visual na escola. É tomado como instrumento de leitura o modelo desenvolvido por Ramalho e Oliveira (2005). Este modelo parte da Semiótica Greimasiana e baseia-se na desconstrução e reelaboração das imagens e na exploração de suas significações. Como forma de experimentação desta proposta é apresentado um breve exercício de leitura de ilustrações do livro Diario Segreto di Pollicino (2010), de Rébecca Dautremer, relacionadas à perspectiva da Arte na Pós- Produção segundo características levantadas por Bourriaud (2009).
Downloads
Riferimenti bibliografici
ARIÈS, Phillipe. História Social da criança e da família. 2. ed. Rio de Janeiro: J. Zahar, 1981.
ANDERSEN, Hans Christian. Contos e histórias: Hans Christian Andersen; introdução, seleção, tradução, notas e apêndice de Renata Maria Parreira Cordeiro. 2. ed. São Paulo: Landy Editora, 2004.
BALDASSARRO, R. Wolf. Banned Books Awareness: Where the Wild Things Are by Maurice Sendak. 2011. Disponível em: <http://bannedbooks.world.edu/2011/04/10/banned-books-awareness- wild-maurice-sendak/> Acesso em 30 nov. 2013.
BOURRIAUD, Nicolas. Pós-Produção: como a arte reprograma o mundo contemporâneo. São Paulo: Martins, 2009.
CADILHAC, Julie. Entrevista DAUTREMER, Rébecca. Rébecca Dautremer: the perfection of line and illustration. BSC News. Entrevista. Feb. 17 de 2010. Disponível em:<http://bscnews.fr/20100217768/Bavardages/rebecca-dautremer-la-perfection-du-trait-et-de- lillustration.html> Acesso em 30 nov. 2013.
CALVINO, Italo. Seis propostas para o próximo milênio: lições americanas. São Paulo: Cia das Letras, 1990.
DAUTREMER, Rébecca. Rébecca Dautremer: uma ilustradora excepcional. Revista Emília Online. out. 2011. Disponível em:< http://www.revistaemilia.com.br/mostra.php?id=64> Acesso em 20 jul. 2013. Entrevista.
DAUTREMER, Rébecca. Melancolia na tinta de Rébecca Dautremer. Revista Continente online. Artes Visuais. mar. 2013. Disponível em: <http://www.revistacontinente.com.br/index.php/component/content/article/54-artes-visuais/7978- rebecca-dautremer.html> Acesso em 20 jul. 2013. Entrevista.
LECHERMEIER, Philippe; DAUTREMER, Rébecca (ilustração). Diario segreto di Pollicino. Milano: Rizzoli, 2010.
LINDEN, Sophie van der. Para ler o livro ilustrado. São Paulo: Cosac Naify, 2011a. LINDEN, Sophie van der. Para ler o livro ilustrado. Abr. 2011b. Disponível em:
<http://editora.cosacnaify.com.br/ObraEntrevista/11359/89/Para-ler-o-livro-ilustrado.aspx> Acesso em: 30 nov. 2013. Entrevista.
LINS, Guto. Livro Infantil? Projeto gráfico, Metodologia, Subjetividade. 2. ed. São Paulo: Rosari, 2003.
DAUTREMER, Rébecca. Rébecca Dautremer: Artbook. Paris: Le Chêne, 2009.
RAMALHO e OLIVEIRA, S. R. Leitura de Imagens para a Educação. 1998. 288f. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica, PUC/SP. São Paulo, 1998.
_____. Imagem também se lê. São Paulo: Edições Rosari, 2005.
SCOTT, Carole; NIKOLAJEVA, Maria. Livro ilustrado: palavras e imagens. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
ZIMMERMANN, A., RAMALHO e OLIVEIRA, S. R. E. Ilustrações de livros infantis no ensino de artes. In: XVI Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, 2007. I Congresso Educação, Arte e Cultura, 2007.
ZIMMERMANN, Anelise. As ilustrações de livros infantis: o ilustrador, a criança e a cultura. 2008. 148 p. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, CEART/UDESC. Florianópolis, 2008.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2014 Anelise Zimmermann
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade