Possíveis Leituras de Extensões da Arte nas Ilustrações de Livros: a Pós-Produção nas Imagens de Rébecca Dautremer
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234605102013123Palabras clave:
livro ilustrado, leitura de imagens , pós-produçãoResumen
Nesse artigo é apresentada uma proposta de leitura de imagens a partir do livro ilustrado associada à leitura de manifestações artísticas, com foco na formação visual na escola. É tomado como instrumento de leitura o modelo desenvolvido por Ramalho e Oliveira (2005). Este modelo parte da Semiótica Greimasiana e baseia-se na desconstrução e reelaboração das imagens e na exploração de suas significações. Como forma de experimentação desta proposta é apresentado um breve exercício de leitura de ilustrações do livro Diario Segreto di Pollicino (2010), de Rébecca Dautremer, relacionadas à perspectiva da Arte na Pós- Produção segundo características levantadas por Bourriaud (2009).
Descargas
Citas
ARIÈS, Phillipe. História Social da criança e da família. 2. ed. Rio de Janeiro: J. Zahar, 1981.
ANDERSEN, Hans Christian. Contos e histórias: Hans Christian Andersen; introdução, seleção, tradução, notas e apêndice de Renata Maria Parreira Cordeiro. 2. ed. São Paulo: Landy Editora, 2004.
BALDASSARRO, R. Wolf. Banned Books Awareness: Where the Wild Things Are by Maurice Sendak. 2011. Disponível em: <http://bannedbooks.world.edu/2011/04/10/banned-books-awareness- wild-maurice-sendak/> Acesso em 30 nov. 2013.
BOURRIAUD, Nicolas. Pós-Produção: como a arte reprograma o mundo contemporâneo. São Paulo: Martins, 2009.
CADILHAC, Julie. Entrevista DAUTREMER, Rébecca. Rébecca Dautremer: the perfection of line and illustration. BSC News. Entrevista. Feb. 17 de 2010. Disponível em:<http://bscnews.fr/20100217768/Bavardages/rebecca-dautremer-la-perfection-du-trait-et-de- lillustration.html> Acesso em 30 nov. 2013.
CALVINO, Italo. Seis propostas para o próximo milênio: lições americanas. São Paulo: Cia das Letras, 1990.
DAUTREMER, Rébecca. Rébecca Dautremer: uma ilustradora excepcional. Revista Emília Online. out. 2011. Disponível em:< http://www.revistaemilia.com.br/mostra.php?id=64> Acesso em 20 jul. 2013. Entrevista.
DAUTREMER, Rébecca. Melancolia na tinta de Rébecca Dautremer. Revista Continente online. Artes Visuais. mar. 2013. Disponível em: <http://www.revistacontinente.com.br/index.php/component/content/article/54-artes-visuais/7978- rebecca-dautremer.html> Acesso em 20 jul. 2013. Entrevista.
LECHERMEIER, Philippe; DAUTREMER, Rébecca (ilustração). Diario segreto di Pollicino. Milano: Rizzoli, 2010.
LINDEN, Sophie van der. Para ler o livro ilustrado. São Paulo: Cosac Naify, 2011a. LINDEN, Sophie van der. Para ler o livro ilustrado. Abr. 2011b. Disponível em:
<http://editora.cosacnaify.com.br/ObraEntrevista/11359/89/Para-ler-o-livro-ilustrado.aspx> Acesso em: 30 nov. 2013. Entrevista.
LINS, Guto. Livro Infantil? Projeto gráfico, Metodologia, Subjetividade. 2. ed. São Paulo: Rosari, 2003.
DAUTREMER, Rébecca. Rébecca Dautremer: Artbook. Paris: Le Chêne, 2009.
RAMALHO e OLIVEIRA, S. R. Leitura de Imagens para a Educação. 1998. 288f. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica, PUC/SP. São Paulo, 1998.
_____. Imagem também se lê. São Paulo: Edições Rosari, 2005.
SCOTT, Carole; NIKOLAJEVA, Maria. Livro ilustrado: palavras e imagens. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
ZIMMERMANN, A., RAMALHO e OLIVEIRA, S. R. E. Ilustrações de livros infantis no ensino de artes. In: XVI Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, 2007. I Congresso Educação, Arte e Cultura, 2007.
ZIMMERMANN, Anelise. As ilustrações de livros infantis: o ilustrador, a criança e a cultura. 2008. 148 p. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, CEART/UDESC. Florianópolis, 2008.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2014 Anelise Zimmermann
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade