“DONNER LA MORT”: O Dom e o Gênio nas Teorias de Arte

Autori

  • Marlen de Martino Federal University Foundation of Rio Grande image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234605092013014

Parole chiave:

dom, maldição , talento , arte , Jacques Derrida

Abstract

 

O conceito relacionado ao dom parece ter gradativamente se ausentado das discussões artísticas, após as vanguardas do século XX, no entanto Jacques Derrida reabilita a noção de dom problematizando-a a partir de uma concepção avistada por Marcel Mauss e Charles Baudelaire. Este ensaio aborda as distintas perspectivas teóricas acerca do conceito associado ao dom na criação artística. O dom precederia o artista incutindo características artísticas inatas a ele, ou seria forjado através de incessante dedicação e empenho ao trabalho? Através de uma perspectiva diacrônica, tentamos perceber a oscilação entre ambas as abordagens discursivas.

 

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Pubblicato

2013-10-08

Come citare

MARTINO, Marlen de. “DONNER LA MORT”: O Dom e o Gênio nas Teorias de Arte. Palíndromo, Florianópolis, v. 5, n. 9, 2013. DOI: 10.5965/2175234605092013014. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/3991. Acesso em: 22 nov. 2024.

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Artigos Seção temática