eu quis queimar a língua que me havia sido ensinada: queimando a linguagem com pedro lemebel
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234617432025e0015Parole chiave:
performance, língua, linguagem, tipografiaAbstract
este ensaio visual apresenta desdobramentos realizados a partir da última performance realizada por pedro lemebel, intitulada abecedário (2014); onde, as letras de a à z são desenhadas com neoprene sobre a passarela de pedestres que conduz ao cemitério metropolitano de santiago. pedro desce a rampa em procissão fúnebre; guiado pelo desejo ardente de transformar pela destruição; conduz um ritual de passagem; ateia fogo ao abecedário. o corpo alfabético é purificado pela chama transformadora; a linguagem é velada e ressurge na brasa da conversão. as letras saltam do chão; ganham vida em labaredas quentes; a linguagem entra em combustão até o desaparecimento. guiado pela ação de pedro, realizo a criação da fonte tipográfica abecedário (2025), baseada em frames de sua performance. a fonte é construída a partir da vetorização de imagens das letras incendiadas. ela apresenta apenas o conjunto alfabético exibido na performance, incluindo a letra ñ, uma letra da variante espanhola do alfabeto latino. para compor a fonte, também foram criados glifos para os acentos; gerados a partir de fragmentos das letras em chamas. as escritas com abecedário são inflamáveis; textos piromaníacos; manifestos de combustão; declarações em brasa que aquecem e transformam. este ensaio também é composto por uma carta escrita para pedro e por registros fotográficos da performance vai pegar fogo (2025), realizada por mim, em que ateio fogo a um cartaz produzido com a fonte abecedário, sobre a rampa que atravessa a avenida de acesso principal da ilha do desterro (florianópolis, sc).
Downloads
Riferimenti bibliografici
ANZALDÚA, gloria. A vulva é uma ferida aberta & outros ensaios. Rio de Janeiro: A Bolha Editora, 2021.
CONTRERAS LORENZINI, María José. El neoprén como materialidad intertextual en las dos últimas performances de pedro lemebel: desnudo bajando la escalera y abecedario. Estudios avanzados, v. 25, n. 1, p. 92-110, 2016. disponível em: <https://www.revistas.usach.cl/ojs/index.php/ideas/article/view/2471>. acesso em: 25. jul. 2025.
D21 PROYECTOS DE ARTE. Abecedario 2014 pedro lemebel. d21 proyectos de arte. disponível em: <https://www.d21virtual.cl/2020/10/10/abecedario-2014-pedro-lemebel/>. acesso em: 25. jul. 2025.
MALLMANN, Francisco. Haverá festa com o que restar. Bragança Paulista: Editora Urutau, 2018.
MOMBAÇA, Jota. Não vão nos matar agora. Rio de Janeiro: Editora Cobogó, 2021.
POBLETE, Emilio Vargas. Desnudo bajando la escalera, de pedro lemebel. Textos híbridos, v. 11, n. 1, p. 99-106, 2024. disponível em: <https://textoshibridos.uai.cl/index.php/textoshibridos/%20article/view/192>. acesso em: 25. jul. 2025.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2025 Nestor Varela Junior

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade