Bofe
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234617432025e0012Parole chiave:
transmasculinidade, identidade de gênero, leitura performativa, ensaio visualAbstract
Esta proposição artística apresenta uma série fotográfica composta por imagens 3x4 de diferentes momentos da minha vida, recortadas e sobrepostas, compondo um rosto-retalho atemporal e multigênero. A érie configura-se como um dispositivo visual de investigação autobio-gráfica, no qual a imagem opera como campo primário de produção de sentido. As fotografias articulam questões de identidade, corpo e leitura social, evidenciando a artificialidade das categorias de gênero, tanto aquelas fabricadas pela cisheteronorma — mulher e homem — quanto aquelas refabricadas pelas dissidências sexo-gênero, como sapatão, bofinho e sapatransviade. O texto que acompanha a obra atua como camada reflexiva derivada da experiência com as imagens, articulando episódios de reconhecimento social, transição médica e negociações cotidianas do gênero. Amparado na crítica de Monique Wittig, o traba-lho propõe a identidade como um agenciamento em permanente revisão, no qual o corpo se configura simultaneamente como arquivo, campo de disputa e espaço de autoconstrução.
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Riferimenti bibliografici
WITTIG, Monique. O Pensamento Hétero e Outros Ensaios. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2022.
ET AL. apud. Florianópolis: Caseira Editora, 2024 (disponível em: https://encr.pw/www-apud-com-br )
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