Bofe

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234617432025e0012

Palavras-chave:

transmasculinidade, identidade de gênero, leitura performativa, ensaio visual

Resumo

Esta proposição artística apresenta uma série fotográfica composta por imagens 3x4 de diferentes momentos da minha vida, recortadas e sobrepostas, compondo um rosto-retalho atemporal e multigênero. A érie configura-se como um dispositivo visual de investigação autobio-gráfica, no qual a imagem opera como campo primário de produção de sentido. As fotografias articulam questões de identidade, corpo e leitura social, evidenciando a artificialidade das categorias de gênero, tanto aquelas fabricadas pela cisheteronorma — mulher e homem — quanto aquelas refabricadas pelas dissidências sexo-gênero, como sapatão, bofinho e sapatransviade. O texto que acompanha a obra atua como camada reflexiva derivada da experiência com as imagens, articulando episódios de reconhecimento social, transição médica e negociações cotidianas do gênero. Amparado na crítica de Monique Wittig, o traba-lho propõe a identidade como um agenciamento em permanente revisão, no qual o corpo se configura simultaneamente como arquivo, campo de disputa e espaço de autoconstrução.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ciber_org, Universidade do Estado de Santa Catarina

ciber_org (Nova Lima, 1994) investiga a construção da identidade no século XXI, operando triangulações imagético-conceituais que enviesam, borram e suspendem as fronteiras entre real x virtual, online x offline, homem x mulher, humano x máquina. Enquanto artista transmídia, apresenta obras em diversas linguagens, como vídeo arte, instalação, realidade aumentada, escultura, e performance conectada à internet. Sua prática se apresenta no interstício entre sua vivência como corpo sexo-gênero dissidente e sua experiência pregressa como programador e engenheiro de dados. Em um mundo ubíquo_conectado e hiper_fragmentado pelas tecnologias presentes no nosso cotidiano, ciber_org aposta no hibridismo enquanto estratégia artística-conceitual para fabular novas possibilidades de corpo e de mundo. ciber_org é uma pessoa transmasculina, bacharel em Artes Visuais, pela UFMG, e mestrando em Processos Artísticos Contemporâneos, pela UDESC.

Referências

WITTIG, Monique. O Pensamento Hétero e Outros Ensaios. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2022.

ET AL. apud. Florianópolis: Caseira Editora, 2024 (disponível em: https://encr.pw/www-apud-com-br )

Downloads

Publicado

11-12-2025

Como Citar

LEMOS , Rudá Guedes. Bofe. Palíndromo, Florianópolis, v. 17, n. 43, p. 1–11, 2025. DOI: 10.5965/2175234617432025e0012. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/27533. Acesso em: 14 dez. 2025.