Arte participativa, tragédia social e dissenso político: uma batalha possível

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234616392024e0011

Parole chiave:

arte participativa, tragédia social, dissenso, batalha de orgreave, Jeremy Deller

Abstract

Este artigo analisa a relação entre a tragédia social da agenda neoliberal e o dissenso político da arte participativa através de um caso concreto: a performance coletiva Batalha de Orgreave, do artista inglês Jeremy Deller. Realizada em 2001, a obra propõe, no plano da memória coletiva, a reencenação de um dos mais violentos conflitos do pós-Guerra entre as políticas neoliberais e a classe trabalhadora: o trágico ataque policial contra mineradores em greve perpetrado durante a era Margaret Thatcher, na Inglaterra, dezessete anos antes, em 1984. Para a reconstrução da batalha, Deller conta com a cooperação de cerca de mil participantes, centenas dos quais “veteranos” do conflito de origem, incluindo ex-mineradores e ex-policiais. A análise do evento é realizada a partir da teoria neo-aristotélica da “tragédia social” da socióloga Stephanie Baker, em articulação com os conceitos de “dissenso político” e “antagonismo” de Jacques Rancière, Ernesto Laclau, Chantal Mouffe e Claire Bishop. Ao final, conclui-se que a elaboração coletiva de uma tragédia social, central em obras como essa, tem na mecânica da retração autoral um de seus prováveis limites políticos.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Riferimenti bibliografici

ARDEN, Holly. Participatory art and the impossible public. Art & the Public Sphere, vol. 3, n. 2, 2014.

ARISTÓTELES. Poética. Os Pensadores – Aristóteles. São Paulo: Victor Civita, 1973.

BAKER, Stephanie Alice. Social tragedy: the power of myth, ritual, and emotion in the new media ecology. New York: Palgrave Macmillan, 2014.

BASBAUM, Ricardo. O papel do artista como agenciador de eventos e fomentador de produções frente à dinâmica do circuito de arte [2002]. In: REZENDE, Renato (org.). Arte contemporânea brasileira (2000-2020). São Paulo: Circuito/Hedra, 2021.

BEECH, Dave. Include me out! Art Monthly, n. 315, abr. 2008.

BIRCHALL, Michael. Situating participatory art between process and practice. Arken Bulletin, Arken Museum of Modern Art, vol. 7, 2017.

BISHOP, Claire. Antagonism and relational aesthetics. October, vol. 110, Fall 2004.

BISHOP, Claire. Artificial hells: participatory art and the politics of spectatorship. London; New York: Verso, 2012.

BUTLER, David. Battle of Orgreave. a-n Magazine for Artists, set. 2001.

CARTER, Kristen. Lygia Clark and the logics of participation after “failed” revolt. Excursions, vol. 7, n. 1, 2017.

CORREIA, Alice. Interpreting Jeremy Deller’s The Battle of Orgreave. Visual Culture in Britain, vol. 7, n. 2, 2006.

COSTELLO, Diarmuid. On the very idea of a “political” work of art. The Journal of Political Philosophy, vol. 29, n. 1, 2021.

DELLER, Jeremy. The battle of Orgreave [2002]. In: BISHOP, Claire (ed.). Participation. Cambridge, Massachusetts: MIT Press, 2006.

DEUTSCHE, Rosalyn. Evictions: art and spatial politics. Cambridge; London: MIT Press, 1996.

FARQUHARSON, Alex. Jeremy Deller: the Battle of Orgreave. Frieze, n. 61, set. 2001.

FIGGIS, Mike. The Battle of Orgreave, vídeo, sonoro, color., 63’15’’, 2001. Disponível em: https://youtu.be/3ncrWxnxLjg

FOUCAULT, Michel. O que é um autor? [1969]. In: Estética: literatura e pintura, música e cinema. 2ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009.

GILES, Howard. The Battle of Orgreave, June 18 1984. EventPlan, 5 nov. 2014. Disponível em: www.eventplan.co.uk

GILMORE, Joanna. Lessons from Orgreave: police power and the criminalization of protest. Journal of Law and Society, vol. 46, n. 4, dez. 2019.

KWON, Miwon. One place after another: site-specific art and locational identity. Cambridge: MIT Press, 2002.

LACLAU, Ernesto; MOUFFE, Chantal. Hegemony and socialist strategy: towards a radical democratic politics. 2nd ed. London: Version, 2001.

RANCIÈRE, Jacques. Does democracy mean something? [2007]. In: Dissensus: on politics and aesthetics. New York: Bloomsbury, 2010.

RAWSTHORNE, Phil. Implementing the Ridley Report: the role of Thatcher’s policy unit during the miners’ strike of 1984–1985. International Labor and Working-Class History, n. 94, 2018.

SPIERS, Amy. The limits of sociability: an exploration of the possibilities and pitfalls of participatory art. Dissertação (Mestrado em Artes), University of Melbourne, 2011.

THE BATTLE of Orgreave. Artangel, Londres, s.d. Disponível em: www.artangel.org.uk

WHITE, Hayden. O passado prático. ArtCultura, Uberlândia, vol. 20, n. 37, jul.-dez. 2018 [2010].

WILSON, Andrew. Jeremy Deller: The Battle of Orgreave Archive (an injury to one is an injury to all). Tate, London, October 2012, sem paginação. Disponível em: www.tate.org.uk

Pubblicato

2024-09-05

Come citare

FREITAS, Artur Correia de. Arte participativa, tragédia social e dissenso político: uma batalha possível. Palíndromo, Florianópolis, v. 16, n. 39, p. 1–23, 2024. DOI: 10.5965/2175234616392024e0011. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/25125. Acesso em: 23 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos Seção temática