Conversações e contágios: o que se passa em uma escrita coletiva atravessada pelos encontros “sábados com Deleuze”?
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234615352023133Parole chiave:
Leitura, Escrita, “Sábados com Deleuze”, Práticas artísticas, Pesquisa em educaçãoAbstract
Este ensaio é fruto dos encontros do grupo de estudos “Sábados com Deleuze”, ocorridos de 2015 a 2019, na Universidade Federal de Santa Maria – RS/Brasil, com o objetivo de problematizar as conversações e os contágios que as obras estudadas dispararam no encontro com práticas artísticas e a pesquisa em educação. Algumas imagens compõem o texto, dando expressão às experimentações que ocorreram nesse sentido ao longo dos encontros de estudos. Em uma movimentação biografemática (BARTHES, 2003), este trabalho foi produzido a oito mãos, isto é, por quatro singularidades povoadas por uma polifonia de vozes que ressoam e são sinalizadas nesta escrita como: 1º, 2º, 3º e 4º par de mãos. Cada autor/a tecia sua escrita e enviava para o par subsequente, explorando regiões ainda não imaginadas. As zonas textuais resultantes desse procedimento de escrileitura (CORAZZA, 2008) intentam convidar o/a leitor/a a explorar modos de ver, ler, escrever, viver na academia em inter-relação com arte e filosofia enquanto campos de criação.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. Trad. de Antônio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
BARTHES, Roland. Roland Barthes por Roland Barthes. São Paulo: Estação Liberdade, 2003.
BARTHES, Roland. O rumor da língua. Trad. de Mario Laranjeira. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
CORAZZA, Sandra Mara. Os cantos de Fouror: escrileitura em filosofia-educação. Porto Alegre: Sulina, Editora UFRGS, 2008.
CORAZZA, Sandra et al. (org.) Biografemática na Educação: Vidarbos. Caderno de Notas 7. Porto Alegre: Doisa, 2015.
DELEUZE, Gilles. Lógica do Sentido. Trad. de Luiz Roberto Salinas Fortes. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 2011.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? Trad. de Bento Prado Junior y Alberto Alonso Muñoz. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia 1, v. 3. 2. ed. Trad. de Aurélio Guerra Neto, Ana Lúcia de Oliveira, Lúcia Cláudia Leão y Suely Rolnik. São Paulo: Ed. 34, 2012a.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia 2, v. 4. 2. ed. Trad. de Suely Rolnik. São Paulo: Ed. 34, 2012b.
DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. Trad. de Eloisa Araújo Ribeiro. São Paulo: Escuta, 1998.
DELIGNY, Fernand. O aracniano e outros textos. Trad. de Lara de Malimpensa. São Paulo: n-1 edições, 2015.
DIAS, Susana Oliveira. Escuta inumana: murmúrios de uma vida irrepresentável pelo grito arquivista... In: Leitura: Teoria & Prática, 32:62, (2014): 155-167. Disponível em: http://ltp.emnuvens.com.br/ltp/article/viewFile/247/146. Acesso em: 24 mar. 2017.
FOUCAULT, Michel. Ética, Sexualidade, Política. Coleção Ditos e escritos V. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2012.
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. 7. ed. Trad. de Luiz Felipe Baeta Neves. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.
LEVY, Tatiana Salem. A experiência do fora: Blanchot, Foucault e Deleuze. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.
ORDINE, Nuccio. A utilidade do inútil – um manifesto. Rio de Janeiro: Zahar, 2016.
SPINOZA, Benedictus de. Ética. Trad. y notas de Tomaz Tadeu. 3ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2023 Vivien Kelling Cardonetti, Francieli Regina Garlet, Cristian Poletti Mossi, Marilda Oliveira de Oliveira
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade