Reflexões sobre o pensamento pictórico no estudo da interação das cores baseado em Wassily Kandinsky
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234615352023012Parole chiave:
Ensino das artes visuais, Pensamento pictórico, Interação da cor, Aula AteliêAbstract
Esta pesquisa investiga as práticas docentes para o ensino da interação da cor desenvolvida pelo projeto de pesquisa intitulado O Estúdio de Pintura como um Laboratório de Ensino na Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. Para a realização desta, o objetivo geral foi de investigar como propostas de aula ateliê sobre a interação das cores a partir de Kandinsky podem contribuir para o desenvolvimento do pensamento pictórico na pintura, dividido em três objetivos específicos: (1) Analisar a teoria das cores em Kandinsky, (2) Apresentar a abordagem utilizada na regência ministrada na disciplina de Introdução a Linguagem Pictórica (3) análise dos dados coletados da regência. Como metodologia utilizou-se a abordagem da pesquisa qualitativa envolvendo a análise de fontes documentais primárias de uma regência ministrada com os alunos de graduação em artes visuais e de revisão bibliográfica sobre o tema investigado. Obteve-se 3 tipos de resultados diferentes considerando o processo pictórico dos alunos na execução dos desafios que ocorreram das seguintes maneiras: pintando primeiro o filtro e depois as formas; ou as formas e em seguida uma camada de tinta para representar o filtro; ou a interação das cores nas formas sem representar o filtro, com isto identificamos como a partir de um mesmo desafio os alunos encontraram caminhos diferentes para a solução deste, alguns evidenciando a forma, outros a interação da cor.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ALBERS, Josef. A interação da cor. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009.
ALBERS, Josef. UNTITLED. Manuscrito. Albers Foundation. Bethany, sem data, 8 f. Box 84, folder 28.
BARBOSA, Ana Mae Tavares Bastos. Tópicos utópicos. Belo Horizonte: C/Arte, 1998.
BARROS, Lilian Reid Miller. A cor no processo criativo: um estudo sobre a Bauhaus e a teoria de Goethe / Lilian Miller Barros. - São Paulo : Editora Senac São Paulo, 2006.
BOTELHO, Manuel. Ateliê e Tutorias: Reflexões sobre o ensino de arte. Lisboa editora Faculdade de Belas Artes Universidade de Lisboa (FBAUL), 2021.
DEWEY, John. Como pensamos: como se relaciona o pensamento reflexivo com o processo educativo, uma reexposição. São Paulo: Ed. Nacional, 1979.
FRASER, Tom. O guia completo da cor. tradução de Renata Bottini. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2007.
KANDINSY, Wassily. Curso da Bauhaus. Tradução Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
KANDINSKY, Wassilly, 1866-1944. Do espiritual na arte e na pintura em particular. Tradução Álvaro Cabral. 2a ed. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
LAMPERT, Jociele. O ateliê de pintura como um laboratório de ensino e aprendizagem em Artes Visuais. Revista Porto Arte, v. 23, p. 143-149, 2018.
SILVA, T. G. ; LAMPERT, Jociele . Reflexões sobre a Abordagem Triangular no Ensino Básico de Artes Visuais no contexto brasileiro. Matéria-Prima, v. 5, p. 88-95, 2017.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2023 Lisy Li Pires Fuhrmann, Raony Robson Ruiz, Jociele Lampert
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade