A radiografia do tempo. A Anunciação do Museu Nacional de Machado de Castro
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234614332022251Parole chiave:
Bernardo Manuel, Pintura portuguesa do século XVI, Estudo material da pintura, Análises laboratoriais de pinturaAbstract
A realidade que se observa em cada momento é a expressão de um olhar contaminado pelo observador e por um tempo mais ou menos longo que pertence aos objetos; neles se condensa um processo sempre ativo de interferências, que escapa, muitas vezes, à real descodificação das obras. A pintura da Anunciação (MNMC2528) é precisamente um dos casos que requer a concentração no detalhe para resgatar uma integridade perdida. Aparentemente unidos pela iconografia que lhe é própria (o Arcanjo Gabriel e a Virgem), os dois painéis que a constituem chegaram ao século XXI reunidos num só. Pela análise do detalhe foi possível intuir que, para além da camada pictórica observável, se escondia outra verdade, comprovada agora pelo trabalho de conservação e restauro e pelas análises laboratoriais realizadas. A pintura correspondia a dois painéis separados (e unidos em tempo incerto), ocultando também os sinais mais evidentes (como a presença de um cão) de uma outra cultura estética. O sentido humanista da pintura inicial transformou-se então em “panfleto” mais óbvio dos valores da Reforma Católica (com a atribuição ao pintor Bernardo Manuel), e assim chegou aos nossos dias e à capacidade para descodificar as camadas do tempo. Pilar num processo investigativo interdisciplinar, o detalhe assume-se, desta forma, como o grande protagonista que conduz à inteligibilidade das formas e da cultura do tempo.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ANTUNES, Vanessa. Técnicas e Materiais de Preparação na Pintura Portuguesa dos Séculos XV e XVI. Tese de Doutoramento, Lisboa: FLUL, 2014.
DIAS, Pedro; SANTOS, J. J. Carvalhão Teixeira. A pintura maneirista de Coimbra. Ensaio iconográfico. Coimbra: IHA da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 1988.
DIAS, Pedro. Vicente Gil e Manuel Vicente. Pintores da Coimbra Manuelina. Coimbra: Câmara Municipal de Coimbra, 2003.
GARCIA, Prudêncio Quintino. Documentos para as Biografias dos Artistas de Coimbra. Coimbra: Imprensa da Universidade, 1923.
GOULÃO, Ana Maria. O Segundo Mestre de Santa Clara e a “Lamentação de Cristo”. Dissertação de Mestrado em História da Arte, Coimbra: FLUC, 1994.
SERRÃO, Vítor. (coord. de) Pintura Maneirista em Portugal – Arte no Tempo de Camões. (Cat. Exp.), Lisboa: Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, 1995.
WOODWARD, Johannem. Preparatio caerulei prussiaci ex germaniâ missa ad, Phil. Trans. XXXIII, 1724.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2022 Maria de Lurdes Craveiro, Virgínia Gomes, Mercês Lorena, Francisco Gil, Lídia Catarino
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade