Produção acadêmica sobre a formação do professor(a) de Artes Visuais
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234614322022120Parole chiave:
Formação de Professor de Artes Visuais, Currículo, Educação, Arte, Desenvolvimento HumanoAbstract
A cada dia se mostra mais do que necessário estudos, sobre organizações curriculares, direcionados numa perspectiva aberta e propositiva com relação à formação de professores de Arte autônomos e críticos/reflexivos. Esse estudo (fragmento do doutorado) dialoga - por meio de uma revisão bibliográfica – com a produção de artigos, teses e dissertações que pesquisam a formação desse profissional na área da Educação diante da (des)valorização e das tendências que influenciam e prevalecem, atualmente, no campo do conhecimento. Reflexões pautadas na crítica e na Análise de Conteúdos nos auxiliaram a perceber as tensões existentes que aparecem nas poucas pesquisas depositadas sobre o assunto. Entender que, frente as vozes que se opõem ao autoritarismo, cada vez mais presente no cenário educacional, é imprescindível para explorar e acreditar na potência do ensino das Artes na educação básica e numa formação de professores de Artes Visuais pensando - junto com as outras áreas do conhecimento - no desenvolvimento humano.
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