A Grafia do Bordado e a Escrita Taxonômica: Le Trousseau de Mariage como arquipresença

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234612272020214

Parole chiave:

educação sexual feminina, trousseau de mariage, scientia sexualis, escrita de si, tékhne (τέχνη) do bordado

Abstract

O texto investiga o enxoval de casamento (trousseau de mariage) como um dispositivo legitimador de normativas relacionadas à educação sexual feminina. Dois vetores são interrogados, a scientia sexualis e o bordado. A tékhne (τέχνη) do bordado permite discutir a constituição de subjetividades femininas através de padrões normativos historicamente determinados.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Kellyn Batistela, Universidade do Estado de Santa Catarina

Atualmente é pesquisadora, bolsista FAPESC e doutoranda pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Centro de Artes (PPGAV/CEART); mestre em Teoria Literária pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Integrante do projeto de pesquisa “Políticas e poéticas da arte africana contemporânea no contexto da globalização”, (UDESC). Desenvolve prática artística relacionada à arte feminina, arte de arquivo, escrita de si, estudos feministas.

Celia Maria Antonacci, Universidade do Estado de Santa Catarina

Atualmente é professora Titular da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). É Pós-Doc pelo Centre d’Études des Mondes Africains, CEMAF (França), chercheurs et enseignants-chercheurs associada ao CEMAF (França). Coordena o grupo de pesquisa “Políticas e poéticas da arte africana contemporânea no contexto da globalização” no qual desenvolve vídeos documentais sobre artistas africanos contemporâneos.

Riferimenti bibliografici

A ESTAÇÃO – Jornal Illustrado para Família. XIII anno, N. 21. Porto, Portugal: Editores Lombaerts & Comp, 15 de novembro de 1884, s/p.

AU PALAIS ROYAL. São Paulo: s/e, s/d, p. 42.

BARTHES, Roland. O prazer do texto. São Paulo: Perspectiva, 2008.

______. O rumor da língua. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

BAUDRILLARD, Jean. O sistema dos objetos. São Paulo: Perspectiva, 2012.

BENJAMIN, Walter. A tarefa do tradutor, de Walter Benjamin: quatro traduções para o português. Lucia Castello Branco (org.). Belo Horizonte: Fale/UFMG, 2008.

______. Magia e técnica, arte e política. Obras Escolhidas I. 4 ed. São Paulo: Brasilien-se, 1985.

______. Passagens. Belo Horizonte: UFMG; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2006.

______. Rua de mão única. Obras Escolhidas II. 5 ed. São Paulo: Brasiliense, 1995.

BLANCHOT, Maurice. A conversa infinita. São Paulo: Escuta, 2010.

BLOM, Philipp. Ter e manter. Rio de Janeiro: Record, 2003.

CRAMPE-CASNABET, Michèle. “A mulher no pensamento filosófico do século XVIII”. In: DUBY, Georges; PERROT, Michelle. História das mulheres no ocidente. Volume 3. Porto: Edições Afrontamento. São Paulo: Ebradil, 1991.

DERRIDA, Jacques. Enlouquecer o Subjétil. São Paulo: Ateliê Editorial: Fundação Edi-tora da Unesp, 1998.

______. Mal de arquivo: uma impressão freudiana. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.

DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. Rio de Janeiro: Graal, 1988.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Atlas, ou, O gaio saber inquieto. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2018.

______. A imagem sobrevivente: história da arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.

______. Diante da imagem: questão colocada aos fins de uma história da arte. São Paulo: Editora 34, 2013.

______. Diante do tempo: história da arte e anacronismo das imagens. Belo Horizon-te: Editora UFMG, 2015.

ECO, Umberto. A vertigem das listas. Rio de Janeiro: Record, 2010.

FOUCAULT, Michel. A hermenêutica do sujeito: curso dado no Collège de France (1981-1982). 3a. Edição. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.

______. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. São Paulo: Martins Fontes, 1990.

______. Problematização do sujeito: psicologia, psiquiatria e psicanálise. Ditos e Escritos, volume I. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006a.

______. Ética, sexualidade, política. Ditos e Escritos, volume V. Rio de Janeiro: Fo-rense Universitária, 2017a.

______. História da sexualidade I: a vontade de saber. 6a. Ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2017b.

LAQUEUR, Thomas. Inventando o sexo: corpo e gênero dos gregos a Freud. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.

Livro Brasileiro de Bordados Singer. Quarta edição. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Belas Artes; Biblioteca Nacional, 1947.

MACIEL, Maria Esther. A memória das coisas: ensaios de literatura, cinema e artes plásticas. Rio de Janeiro: Lamparina editora, 2004.

______. As ironias da ordem: coleções, inventários e enciclopédias ficcionais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.

Mulheres Radicais: Arte latino-americana, 1965-1985. Catálogo da exposição. Cura-doria e textos de Cecilia Fajardo-Hill, Andrea Giunta. São Paulo: Pinacoteca de São Paulo, 2018.

NANCY, Jean-Luc. Arquivida: do senciente e do sentido. São Paulo: Iluminuras, 2014.

RAGO, Margareth. A aventura de contar-se: feminismos, escrita de si e invenções da subjetividade. Campinas, São Paulo: Editora da Unicamp, 2013.

______. Os mistérios do corpo feminino, ou as muitas descobertas do “amor vené-ris”. Proj. História, São Paulo, v. 25, p. 181-195, dez. 2002.

ROVERE, Maxime (org). Arqueofeminismo: mulheres filósofas e filósofos feministas. São Paulo: n-1 edições, 2019.

TVARDOVSKAS, Luana Saturnino. Dramatização dos corpos: arte contemporânea e crítica feminista no Brasil e na Argentina. São Paulo: Intermeios, 2015.

Pubblicato

2020-05-01

Come citare

BATISTELA, Kellyn; ANTONACCI, Celia Maria. A Grafia do Bordado e a Escrita Taxonômica: Le Trousseau de Mariage como arquipresença. Palíndromo, Florianópolis, v. 12, n. 27, p. 214–232, 2020. DOI: 10.5965/2175234612272020214. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/17072. Acesso em: 25 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos Seção aberta