The rules of art and the fall of the aureola: issues about the value of art and literature nowadays
DOI :
https://doi.org/10.5965/2175234612272020214Mots-clés :
éducation sexuelle féminine, trousseau de mariage, scientia sexualis, écriture de soi, tékhne (τέχνη) de broderieRésumé
Le texte étudie le trousseau de mariage en tant que dispositif de légitimation des normes liées à l’éducation sexuelle des femmes. Deux vecteurs sont interrogés, la scientia sexualis et la broderie. La tékhne (τέχνη) de la broderie nous permet de discuter de la constitution des subjectivités féminines à travers des modèles normatifs historiquement déterminés.
Téléchargements
Références
A ESTAÇÃO – Jornal Illustrado para Família. XIII anno, N. 21. Porto, Portugal: Editores Lombaerts & Comp, 15 de novembro de 1884, s/p.
AU PALAIS ROYAL. São Paulo: s/e, s/d, p. 42.
BARTHES, Roland. O prazer do texto. São Paulo: Perspectiva, 2008.
______. O rumor da língua. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
BAUDRILLARD, Jean. O sistema dos objetos. São Paulo: Perspectiva, 2012.
BENJAMIN, Walter. A tarefa do tradutor, de Walter Benjamin: quatro traduções para o português. Lucia Castello Branco (org.). Belo Horizonte: Fale/UFMG, 2008.
______. Magia e técnica, arte e política. Obras Escolhidas I. 4 ed. São Paulo: Brasilien-se, 1985.
______. Passagens. Belo Horizonte: UFMG; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2006.
______. Rua de mão única. Obras Escolhidas II. 5 ed. São Paulo: Brasiliense, 1995.
BLANCHOT, Maurice. A conversa infinita. São Paulo: Escuta, 2010.
BLOM, Philipp. Ter e manter. Rio de Janeiro: Record, 2003.
CRAMPE-CASNABET, Michèle. “A mulher no pensamento filosófico do século XVIII”. In: DUBY, Georges; PERROT, Michelle. História das mulheres no ocidente. Volume 3. Porto: Edições Afrontamento. São Paulo: Ebradil, 1991.
DERRIDA, Jacques. Enlouquecer o Subjétil. São Paulo: Ateliê Editorial: Fundação Edi-tora da Unesp, 1998.
______. Mal de arquivo: uma impressão freudiana. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.
DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. Rio de Janeiro: Graal, 1988.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Atlas, ou, O gaio saber inquieto. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2018.
______. A imagem sobrevivente: história da arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.
______. Diante da imagem: questão colocada aos fins de uma história da arte. São Paulo: Editora 34, 2013.
______. Diante do tempo: história da arte e anacronismo das imagens. Belo Horizon-te: Editora UFMG, 2015.
ECO, Umberto. A vertigem das listas. Rio de Janeiro: Record, 2010.
FOUCAULT, Michel. A hermenêutica do sujeito: curso dado no Collège de France (1981-1982). 3a. Edição. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.
______. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. São Paulo: Martins Fontes, 1990.
______. Problematização do sujeito: psicologia, psiquiatria e psicanálise. Ditos e Escritos, volume I. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006a.
______. Ética, sexualidade, política. Ditos e Escritos, volume V. Rio de Janeiro: Fo-rense Universitária, 2017a.
______. História da sexualidade I: a vontade de saber. 6a. Ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2017b.
LAQUEUR, Thomas. Inventando o sexo: corpo e gênero dos gregos a Freud. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.
Livro Brasileiro de Bordados Singer. Quarta edição. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Belas Artes; Biblioteca Nacional, 1947.
MACIEL, Maria Esther. A memória das coisas: ensaios de literatura, cinema e artes plásticas. Rio de Janeiro: Lamparina editora, 2004.
______. As ironias da ordem: coleções, inventários e enciclopédias ficcionais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.
Mulheres Radicais: Arte latino-americana, 1965-1985. Catálogo da exposição. Cura-doria e textos de Cecilia Fajardo-Hill, Andrea Giunta. São Paulo: Pinacoteca de São Paulo, 2018.
NANCY, Jean-Luc. Arquivida: do senciente e do sentido. São Paulo: Iluminuras, 2014.
RAGO, Margareth. A aventura de contar-se: feminismos, escrita de si e invenções da subjetividade. Campinas, São Paulo: Editora da Unicamp, 2013.
______. Os mistérios do corpo feminino, ou as muitas descobertas do “amor vené-ris”. Proj. História, São Paulo, v. 25, p. 181-195, dez. 2002.
ROVERE, Maxime (org). Arqueofeminismo: mulheres filósofas e filósofos feministas. São Paulo: n-1 edições, 2019.
TVARDOVSKAS, Luana Saturnino. Dramatização dos corpos: arte contemporânea e crítica feminista no Brasil e na Argentina. São Paulo: Intermeios, 2015.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Kellyn Batistela, Célia Maria Antonacci 2020
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade