O Ornamento no pensamento de John Ruskin
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234612272020120Parole chiave:
John Ruskin, Arquitetura, Ornamento, ImperfeiçãoAbstract
O presente artigo pretende evidenciar e perceber a presença do ornamento vivo na formação do pensamento estético de John Ruskin. Suas reflexões sobre o trabalho expressivo na arquitetura, manifestado sobretudo em sua ornamentação, serão tomadas sob o conceito do fantástico paradoxo da imperfeição, que evidencia a vitalidade e o prazer do trabalhador em sua prática oficinal. Tal manifestação de vida e de felicidade somente poderia ser alcançada pela comunhão entre o trabalho manual e intelectual de seus artesãos.
Downloads
Riferimenti bibliografici
AMARAL, Claudio. John Ruskin e a Natureza do Gótico. Arquitextos, nº 235, ano 20, 2019.
CLARK, Kenneth. The Gothic Revival: an Essay in the History of Taste. London: Constable, 1950.
CLARK, Kenneth. Ruskin Today. Baltimore: Penguin Books, 1967.
FRAMPTON, Kenneth. História crítica da arquitetura moderna. Tradução de Jefferson Luiz Camargo e Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Martins Fontes, 2015.
LANDOW, George. Aesthetic and Critical Theory of John Ruskin. Princeton: Princeton University Press, 1971.
LIRA, José Tavares Correia. Ruskin e o trabalho da arquitetura. Risco: Revista de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, v. 4, n. 2, p. 77-86, 2006.
RUSKIN, John. A economia política da arte. Tradução: Rafael Cardoso. Rio de Janeiro: Record, 2004.
RUSKIN, John. As pedras de Veneza. Tradução: Luís Eduardo de Lima Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
RUSKIN, John. The Seven Lamps of Architecture. London: Library Edition, works, v. viii, 1903. Disponível em: https://bit.ly/2nVdW45.
RUSKIN, John. The Stones of Venice. London: Library Edition, v. I, works, v. ix, 1903 Disponível em: https://bit.ly/2nVdW45.
RUSKIN, John. The Stones of Venice. London: Library Edition, v. II, works, v. x, 1904 Disponível em: https://bit.ly/2nVdW45.
RUSKIN, John. The Stones of Venice. London: Library Edition, v. III, works, v. xi, 1904 Disponível em: https://bit.ly/2nVdW45.
RUSKIN, John. Two Lectures on the Political Economy of Art (1857-1880). In: RUSKIN, John. A Joy for ever. London: Library Edition, part I, works, v. xvi, 1905, p. 15-174. Disponível em: https://bit.ly/2nVdW45.
RUSKIN, John. Lectures on Architecture and Painting. Adenda aos capítulos I e II. London: Library Edition, part I, works, v. xii, 1904, p. 81-101. Disponível em: https://bit.ly/2nVdW45.
RUSKIN, John. Modern Manufacture and Design (1859). In: RUSKIN, John. The Two Paths. London: Library Edition, lecture III, works, v. xvi, 1905, p. 319-345. Disponível em: https://bit.ly/2nVdW45.
RUSKIN, John. Influence of Imagination in Architecture (1857). In: RUSKIN, John. The Two Paths. London: Library Edition, lecture IV, works, v. xvi, 1905, p. 346 -374. Disponível em: https://bit.ly/2nVdW45.
RUSKIN, John. Unto this Last (1860). London: Library Edition, part I, works, v. xvii, 1905, p. 5-118. Disponível em: https://bit.ly/2nVdW45.
TOWNSEND, Francis G. Ruskin and the Landscape Feeling: a critical analysis of his thought during the crucial years of his life, 1843-56. Urbana: University of Illinois, 1951.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2020 Eliane Baader de Lima
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade