Autorrepresentação: histórias das mulheres e histórias feministas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2175234613312021231

Palavras-chave:

História da arte, artistas mulheres, feminismos, auto representação.

Resumo

Este artigo tem como proposta traçar reflexões sobre a autorrepresentação de mulheres artistas nas exposições Histórias das mulheres: artistas até 1900 e Histórias feministas: artistas depois de 2000, mostras que aconteceram no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp), em 2019. A investigação parte de duas vivências: a visita ao museu e as relações estabelecidas com os textos publicados no catálogo e na antologia, em construções dialógicas entre as teóricas Ana Paula Cavalcanti Simioni, Linda Nochlin e Michelle Perrot. Pela pesquisa foi possível perceber a importância da autorrepresentação como recurso axiomático, que expõe conflitos de gênero no âmbito das artes, e seu poder transformador de expressar-se politicamente, criando representações de si em outras formas de ser e estar no mundo.

 

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Biografia do Autor

Marta Mencarini Guimarães, Universidade de Brasília -UnB

Mestre em Arte e Tecnologia pela Universidade de Brasília/UnB (2010). Experiência na área de artes, transitando pela história da arte, pintura, fotografia, colagem, videoarte, performance, multimídia e cinema ao vivo. Professora Substituta/visitante do Instituto de Artes - IDA, Departamento de Artes Visuais - VIS da Universidade de Brasília - UnB. Integrante do Corpo Docente do Departamento de Comunicação, Assessora da Pró-reitoria de Extensão_PROEX e Núcleo de Extensão_NEXT do Centro Universitário ICESP. Integrante do Coletivo Artístico Grupo Mesa de Luz.

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Publicado

2021-09-01

Como Citar

GUIMARÃES, Marta Mencarini. Autorrepresentação: histórias das mulheres e histórias feministas. Palíndromo, Florianópolis, v. 13, n. 31, p. 231–247, 2021. DOI: 10.5965/2175234613312021231. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/16589. Acesso em: 19 abr. 2024.