Imagens Moralmente Ilustrativas
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234612282020194Parole chiave:
Arte, Fotografia, Hiper-Realidade, SociedadeAbstract
O presente trabalho traz ao debate a fotografia (e sua mestiçagem com outras artes), e o modo como ela tem sido manipulada com a função de alterar a percepção de realidade desde meados do século 20, tendo como consequência reflexos na política e no comportamento da sociedade contemporânea. Como metodologia foi adotada a leitura de teóricos sobre o conceito de hiper-realidade, a visualização de obras de arte e movimentos durante esse período, e sua atual repercussão e discussão, no meio filosófico, artístico e social. O mote de tal investigação é o termo “imagem meramente ilustrativa” e a dissimulação com que se é tratado o assunto: tema de extrema importância, apesar das letras pequenas.Downloads
Riferimenti bibliografici
Filmes
A GRANDE Aposta (THE BIG Short). Direção de Adam Mckay. EUA: Paramount Pictures, 2015. 1 DVD, 130 min.
CIDADE de Deus. Direção de Fernando Meirelles. Brasil: Globo Filmes, 2002. 1 DVD, 135 min.
HYPERNORMALIZAÇÃO (HYPERNORMALISATION). Direção de Adam Curtis. Reino Unido: BBC, 2016. 165 min. Disponível em: https://archive.org/details/HyperNormalisation. Acesso em: 22 abr. 2019.
MARCADO (MOCKBA 2017). Direção de Alexander Doulerian; Jamie Bradshaw. EUA/Rússia: Mirumir/TNT, 2012. 1 DVD, 106 min.
NÃO DEIXE de Lembrar (WERK Ohne Autor). Direção de Florian Henckel von Donnersmarck. Alemanha: Sony Pictures, 2018. 1 DVD, 189 min.
NO INTENSO Agora. Direção de João Moreira Salles. Brasil: VideoFilmes, 2018. 2 DVDs, 127 min.
OLHARES Lugares (VISAGES Villages). Direção de Agnès Varda; JR. França: Midas Filmes, 2017. 1 DVD, 90 min.
SAÍDA pela Loja de Presentes (EXIT Through The Gift Shop). Direção de Banksy. Reino Unido: Paranoid Pictures/Oscilloscope, 2011. 87 min. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=qVYYHDKhqHQ. Acesso em: 18 abr. 2019.
Livros
BARTHES, Roland. A Câmara Clara: nota sobre fotografia. Tradução de Júlio C. Guimarães. - ed. especial - Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.
BAUDRILLARD, Jean. Simulacros e Simulação. Tradução de Maria João da Costa Pereira. - Lisboa: Antropos, 1991.
_____. A Sociedade de Consumo. Tradução de Artur Morão. - reimp. - Lisboa: Edições 70, 2008.
BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, Arte e Política. Tradução de Sergio Paulo Rouanet. 7. ed., 14ª reimp. - São Paulo: Brasiliense, 1994 - (Obras escolhidas v. 1).
_____. Passagens. Traduções de Irene Aron e Cleonice P. B. Mourão e organizado por Willi Bolle e Olgária Matos. 1. ed., 2ª reimp. Belo Horizonte: Editora da UFMG; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2009.
BOORSTIN, Daniel. The Image: A Guide to Pseudo-Events in America. New York: Harper Colophon, 1961.
CRUMB, Robert. Blues. Tradução de Daniel Galera. São Paulo: Conrad, 2004.
DEBORD, Guy. A Sociedade do Espetáculo. Tradução de Estela dos Santos Abreu. - 10. reimp. - Rio de Janeiro: Contraponto, 2008.
HAN, Byung-Chul. No Enxame: perspectivas do digital. Tradução de Lucas Machado. Petrópolis: Editora Vozes, 2018.
KACZYNSKI, Theodore John. A Sociedade Industrial e Seu Futuro. Tradução de Rui C. Mayer. - 1. ed. - São Paulo: Editora Baraúna, 2014.
KORYBKO, Andrew. Guerras Híbridas: das Revoluções Coloridas aos Golpes. Tradução de Thyago Antunes. – 1. ed. – São Paulo: Expressão Popular, 2018.
LIPOVETSKY, G.; SERROY, J. A Tela Global: mídias culturais e cinema na era hipermoderna. Tradução de Paulo Neves. Porto Alegre: Sulina, 2009.
LIPOVETSKY, Gilles. Os Tempos Hipermodernos. Tradução de Mário Vilela. São Paulo: Editora Barcarolla, 2004.
MACHADO, Arlindo. Máquina e Imaginário. São Paulo: EDUSP, 2001.
MEISEL, Louis K. Photorealism. Nova Iorque: Harry N. Abrams, Inc. Publishers, 1981.
SANTAELLA, Lucia. Temas e Dilemas do Pós-Digital: a voz da política. São Paulo: Paulus, 2016.
Artigos de Periódicos (On-Line)
BEIGUELMAN, Giselle. Imagens da Mesmice: do banal ao radical. Revista Zum - Instituto Moreira Salles, São Paulo, nov. 2018. Disponível em: https://revistazum.com.br/colunistas/banal-ao-radical. Acesso em: 10 dezembro 2018.
BENTES, Ivana. Sertões e favelas no cinema brasileiro contemporâneo: estética e cosmética da fome. Revista Alceu, Rio de Janeiro, v.8, n.15, jul./dez., 2007, p. 245. Disponível em: http://revistaalceu-acervo.com.puc-rio.br/media/Alceu_n15_Bentes.pdf. Acesso em: 15 dezembro 2018.
GANITO, Carla; MAURÍCIO, Ana Fabíola. Entrevista a Gilles Lipovetsky. Comunicação & Cultura, Lisboa: Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, n.º 9, 2010, p. 155-163. Disponível em: http://comunicacaoecultura.com.pt/wp-content/uploads/09.-Entrevista-a-Lipovetsky.pdf. Acesso em: 04 abril 2019.
GRESPAN, J. Fetiche e Alegoria. In: Machado, Carlos E. J.; Machado Jr., Rubens; Vedda, Miguel (Orgs.) Walter Benjamin – experiência histórica e imagens dialéticas. São Paulo: Editora Unesp, 2015, p. 51-58. Disponível em:
http://conti.derhuman.jus.gov.ar/2010/10/mesa-42/grespan_mesa_42.pdf. Acesso em: 15 janeiro 2019.
Homepages
ALBANESE, Matthew. Disponível em: https://www.matthewalbanese.com. Acesso em: 29 mar 2019.
BERNARDI, Roberto. Disponível em: http://www.robertobernardi.com. Acesso em: 29 mar 2019.
GUERANI, Alessandro. Disponível em: http://www.alessandroguerani.com. Acesso em: 29 mar 2019.
LACHAPELLE, David. Disponível em: http://home.davidlachapelle.com. Acesso em: 29 mar 2019.
OPA – Observatório de Publicidade de Alimentos. Disponível em: https://publicidadedealimentos.org.br . Acesso em: 17 abr 2019.
RAUZIER, Jean-François. Hiperfoto Brasil. Disponível em: http://www.hiperfoto-brasil.com/. Acesso em: 29 mar 2019.
RAUZIER, Jean-François. Disponível em: https://www.rauzier-hyperphoto.com. Acesso em: 29 mar 2019.
SCHONZEIT, Ben. Disponível em: http://www.benschonzeit.com. Acesso em: 29 mar 2019.
SPARNAAY, Tjalf. Disponível em: https://www.tjalfsparnaay.nl. Acesso em: 29 mar 2019.
VENTRONE, Luciano. Disponível em: http://www.lucianoventrone.com. Acesso em: 29 mar 2019.
Artigos de Jornais (On-line)
ARTE Pop. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2019. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo367/arte-pop. Acesso em: 15 abr 2019.
BANKSY. Highlike Book. FILE – Festival de Linguagem Eletrônica. São Paulo, 2014. Disponível em: http://highlike.org/text/banksy-10/. Acesso em: 18 abr 2019.
DIANA, Daniela. Fotorrealismo. Toda Matéria. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/fotorrealismo/. Acesso em: 17 abr 2019
HIPER-REALISMO. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2019. Disponível em:
http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo329/hiper-realismo. Acesso em: 15 abr 2019.
IDEC lança site sobre publicidade de alimentos. IDEC – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor. São Paulo, 1 abril 2019. Disponível em:
https://idec.org.br/noticia/idec-lanca-site-sobre-publicidade-de-alimentos . Acesso em: 17 abr 2019
MACIEL, Katia. “Brasil é o império das ilusões”, diz Jean Baudrillard. Folha de São Paulo. São Paulo, 11 março 2007. Disponível em:
https://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u69174.shtml. Acesso em: 25 mar 2019.
MAIS real que a fotografia: Arte hiper-realista. Guapo. Disponível em: http://www.guapodesign.com.br/blog/mais-real-que-fotografia-arte-hiper-realista_237. Acesso em: 12 abr 2019.
SÁ, Nelson. Pseudo-evento. Folha de São Paulo. São Paulo, 28 maio 1998. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc28059825.htm. Acesso em: 19 mar 2019.
THOMAZELLA, Karina. JR desvenda os segredos da pirâmide do Louvre com uma colagem gigante. Decor em Pauta. 30 março 2019. Disponível em: https://decorempauta.com.br/2019/03/30/jr-desvenda-os-segredos-da-piramide-do-louvre-com-uma-colagem-gigante/. Acesso em: 09 abr 2019.
TOLOTTI, Rodrigo. Conheça os verdeiros gênios de “A Grande Aposta” e o que eles fazem hoje. InfoMoney. São Paulo, 22 janeiro 2016. Disponível em:
https://www.infomoney.com.br/blogs/fora-do-mercado/after-hours/post/4538799/conheca-verdadeiros-genios-grande-aposta-que-eles-fazem-hoje. Acesso em: 25 fev 2019.
TROMPE l'oeil. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2019. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo5358/trompe-loeil. Acesso em: 18 abr 2019.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2020 Palíndromo
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade