Imagens Moralmente Ilustrativas
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234612282020194Palabras clave:
Arte, Fotografia, Hiper-Realidade, SociedadeResumen
O presente trabalho traz ao debate a fotografia (e sua mestiçagem com outras artes), e o modo como ela tem sido manipulada com a função de alterar a percepção de realidade desde meados do século 20, tendo como consequência reflexos na política e no comportamento da sociedade contemporânea. Como metodologia foi adotada a leitura de teóricos sobre o conceito de hiper-realidade, a visualização de obras de arte e movimentos durante esse período, e sua atual repercussão e discussão, no meio filosófico, artístico e social. O mote de tal investigação é o termo “imagem meramente ilustrativa” e a dissimulação com que se é tratado o assunto: tema de extrema importância, apesar das letras pequenas.Descargas
Citas
Filmes
A GRANDE Aposta (THE BIG Short). Direção de Adam Mckay. EUA: Paramount Pictures, 2015. 1 DVD, 130 min.
CIDADE de Deus. Direção de Fernando Meirelles. Brasil: Globo Filmes, 2002. 1 DVD, 135 min.
HYPERNORMALIZAÇÃO (HYPERNORMALISATION). Direção de Adam Curtis. Reino Unido: BBC, 2016. 165 min. Disponível em: https://archive.org/details/HyperNormalisation. Acesso em: 22 abr. 2019.
MARCADO (MOCKBA 2017). Direção de Alexander Doulerian; Jamie Bradshaw. EUA/Rússia: Mirumir/TNT, 2012. 1 DVD, 106 min.
NÃO DEIXE de Lembrar (WERK Ohne Autor). Direção de Florian Henckel von Donnersmarck. Alemanha: Sony Pictures, 2018. 1 DVD, 189 min.
NO INTENSO Agora. Direção de João Moreira Salles. Brasil: VideoFilmes, 2018. 2 DVDs, 127 min.
OLHARES Lugares (VISAGES Villages). Direção de Agnès Varda; JR. França: Midas Filmes, 2017. 1 DVD, 90 min.
SAÍDA pela Loja de Presentes (EXIT Through The Gift Shop). Direção de Banksy. Reino Unido: Paranoid Pictures/Oscilloscope, 2011. 87 min. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=qVYYHDKhqHQ. Acesso em: 18 abr. 2019.
Livros
BARTHES, Roland. A Câmara Clara: nota sobre fotografia. Tradução de Júlio C. Guimarães. - ed. especial - Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.
BAUDRILLARD, Jean. Simulacros e Simulação. Tradução de Maria João da Costa Pereira. - Lisboa: Antropos, 1991.
_____. A Sociedade de Consumo. Tradução de Artur Morão. - reimp. - Lisboa: Edições 70, 2008.
BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, Arte e Política. Tradução de Sergio Paulo Rouanet. 7. ed., 14ª reimp. - São Paulo: Brasiliense, 1994 - (Obras escolhidas v. 1).
_____. Passagens. Traduções de Irene Aron e Cleonice P. B. Mourão e organizado por Willi Bolle e Olgária Matos. 1. ed., 2ª reimp. Belo Horizonte: Editora da UFMG; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2009.
BOORSTIN, Daniel. The Image: A Guide to Pseudo-Events in America. New York: Harper Colophon, 1961.
CRUMB, Robert. Blues. Tradução de Daniel Galera. São Paulo: Conrad, 2004.
DEBORD, Guy. A Sociedade do Espetáculo. Tradução de Estela dos Santos Abreu. - 10. reimp. - Rio de Janeiro: Contraponto, 2008.
HAN, Byung-Chul. No Enxame: perspectivas do digital. Tradução de Lucas Machado. Petrópolis: Editora Vozes, 2018.
KACZYNSKI, Theodore John. A Sociedade Industrial e Seu Futuro. Tradução de Rui C. Mayer. - 1. ed. - São Paulo: Editora Baraúna, 2014.
KORYBKO, Andrew. Guerras Híbridas: das Revoluções Coloridas aos Golpes. Tradução de Thyago Antunes. – 1. ed. – São Paulo: Expressão Popular, 2018.
LIPOVETSKY, G.; SERROY, J. A Tela Global: mídias culturais e cinema na era hipermoderna. Tradução de Paulo Neves. Porto Alegre: Sulina, 2009.
LIPOVETSKY, Gilles. Os Tempos Hipermodernos. Tradução de Mário Vilela. São Paulo: Editora Barcarolla, 2004.
MACHADO, Arlindo. Máquina e Imaginário. São Paulo: EDUSP, 2001.
MEISEL, Louis K. Photorealism. Nova Iorque: Harry N. Abrams, Inc. Publishers, 1981.
SANTAELLA, Lucia. Temas e Dilemas do Pós-Digital: a voz da política. São Paulo: Paulus, 2016.
Artigos de Periódicos (On-Line)
BEIGUELMAN, Giselle. Imagens da Mesmice: do banal ao radical. Revista Zum - Instituto Moreira Salles, São Paulo, nov. 2018. Disponível em: https://revistazum.com.br/colunistas/banal-ao-radical. Acesso em: 10 dezembro 2018.
BENTES, Ivana. Sertões e favelas no cinema brasileiro contemporâneo: estética e cosmética da fome. Revista Alceu, Rio de Janeiro, v.8, n.15, jul./dez., 2007, p. 245. Disponível em: http://revistaalceu-acervo.com.puc-rio.br/media/Alceu_n15_Bentes.pdf. Acesso em: 15 dezembro 2018.
GANITO, Carla; MAURÍCIO, Ana Fabíola. Entrevista a Gilles Lipovetsky. Comunicação & Cultura, Lisboa: Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, n.º 9, 2010, p. 155-163. Disponível em: http://comunicacaoecultura.com.pt/wp-content/uploads/09.-Entrevista-a-Lipovetsky.pdf. Acesso em: 04 abril 2019.
GRESPAN, J. Fetiche e Alegoria. In: Machado, Carlos E. J.; Machado Jr., Rubens; Vedda, Miguel (Orgs.) Walter Benjamin – experiência histórica e imagens dialéticas. São Paulo: Editora Unesp, 2015, p. 51-58. Disponível em:
http://conti.derhuman.jus.gov.ar/2010/10/mesa-42/grespan_mesa_42.pdf. Acesso em: 15 janeiro 2019.
Homepages
ALBANESE, Matthew. Disponível em: https://www.matthewalbanese.com. Acesso em: 29 mar 2019.
BERNARDI, Roberto. Disponível em: http://www.robertobernardi.com. Acesso em: 29 mar 2019.
GUERANI, Alessandro. Disponível em: http://www.alessandroguerani.com. Acesso em: 29 mar 2019.
LACHAPELLE, David. Disponível em: http://home.davidlachapelle.com. Acesso em: 29 mar 2019.
OPA – Observatório de Publicidade de Alimentos. Disponível em: https://publicidadedealimentos.org.br . Acesso em: 17 abr 2019.
RAUZIER, Jean-François. Hiperfoto Brasil. Disponível em: http://www.hiperfoto-brasil.com/. Acesso em: 29 mar 2019.
RAUZIER, Jean-François. Disponível em: https://www.rauzier-hyperphoto.com. Acesso em: 29 mar 2019.
SCHONZEIT, Ben. Disponível em: http://www.benschonzeit.com. Acesso em: 29 mar 2019.
SPARNAAY, Tjalf. Disponível em: https://www.tjalfsparnaay.nl. Acesso em: 29 mar 2019.
VENTRONE, Luciano. Disponível em: http://www.lucianoventrone.com. Acesso em: 29 mar 2019.
Artigos de Jornais (On-line)
ARTE Pop. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2019. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo367/arte-pop. Acesso em: 15 abr 2019.
BANKSY. Highlike Book. FILE – Festival de Linguagem Eletrônica. São Paulo, 2014. Disponível em: http://highlike.org/text/banksy-10/. Acesso em: 18 abr 2019.
DIANA, Daniela. Fotorrealismo. Toda Matéria. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/fotorrealismo/. Acesso em: 17 abr 2019
HIPER-REALISMO. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2019. Disponível em:
http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo329/hiper-realismo. Acesso em: 15 abr 2019.
IDEC lança site sobre publicidade de alimentos. IDEC – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor. São Paulo, 1 abril 2019. Disponível em:
https://idec.org.br/noticia/idec-lanca-site-sobre-publicidade-de-alimentos . Acesso em: 17 abr 2019
MACIEL, Katia. “Brasil é o império das ilusões”, diz Jean Baudrillard. Folha de São Paulo. São Paulo, 11 março 2007. Disponível em:
https://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u69174.shtml. Acesso em: 25 mar 2019.
MAIS real que a fotografia: Arte hiper-realista. Guapo. Disponível em: http://www.guapodesign.com.br/blog/mais-real-que-fotografia-arte-hiper-realista_237. Acesso em: 12 abr 2019.
SÁ, Nelson. Pseudo-evento. Folha de São Paulo. São Paulo, 28 maio 1998. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc28059825.htm. Acesso em: 19 mar 2019.
THOMAZELLA, Karina. JR desvenda os segredos da pirâmide do Louvre com uma colagem gigante. Decor em Pauta. 30 março 2019. Disponível em: https://decorempauta.com.br/2019/03/30/jr-desvenda-os-segredos-da-piramide-do-louvre-com-uma-colagem-gigante/. Acesso em: 09 abr 2019.
TOLOTTI, Rodrigo. Conheça os verdeiros gênios de “A Grande Aposta” e o que eles fazem hoje. InfoMoney. São Paulo, 22 janeiro 2016. Disponível em:
https://www.infomoney.com.br/blogs/fora-do-mercado/after-hours/post/4538799/conheca-verdadeiros-genios-grande-aposta-que-eles-fazem-hoje. Acesso em: 25 fev 2019.
TROMPE l'oeil. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2019. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo5358/trompe-loeil. Acesso em: 18 abr 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Palíndromo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade