O que falar e ver frente a uma vitrine?
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234612272020233Parole chiave:
vitrine, linguagem, imagem, modaAbstract
O texto apresenta uma análise visual de uma vitrine de uma loja da marca United Colors of Benetton com o objetivo de investigar seu papel comunicacional tendo em vista a dimensão estética da moda. A partir da constituição material da vitrine, palavras e imagens são analisadas como elementos que se relacionam ao objeto do vestuário e que aludem à metáfora da linguagem. A abordagem busca discutir a compreensão das representações visuais no campo da moda e se direciona ao debate da ideologia por meio dos estudos semióticos.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BARTHES, Roland. Inéditos, vol. 3: imagem e moda. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
______. Retórica da imagem. In: BARTHES, Roland. O óbvio e o obtuso. Lisboa: EDIÇÕES 70, 2009.
______. Sistema da moda. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1979.
BAUDELAIRE, Charles. O Pintor da Vida moderna. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.
BELTING, Hans. A janela e o muxarabi: uma história do olhar entre Oriente e Ocidente. In: ALLOA, Emmanuel. Pensar a imagem. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015, p.115-137.
______. Introduction and an Anthropology of Images: Picture, Medium, Body. In: An Anthropology of Images. New Jersey: Princeton University Press, 2011, p. 1-36.
BENJAMIN, Walter. Passagens. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.
CRARY, Jonathan. Técnicas do observador: visão e modernidade no século XIX. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
DAVIS, Fred. Fashion, culture and identity. Chicago: The University of Chicago Press, 1992.
DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Lisboa, Antígona Editores, 2012.
DEMETRESCO, Sylvia. Vitrina: construção de encenações. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, EDUC, 2001.
EAGLETON, Terry. A ideologia da estética. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993.
ECO, Umberto; SIGURTA, Renato; LIVOLSI, Marino. Psicologia do vestir. 2. ed. Lisboa: Assirio e Alvim, 1982.
EVANS, Caroline. A shop of Images and Signs. In: BAKER, C. Fashion as photograph: viewing and reviewing images of fashion. Middletown: American Library Association CHOICE, 2009, p. 17-28.
LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
MCCRACKEN, Grant. Cultura e consumo: novas abordagens ao caráter simbólico dos bens e das atividades de consumo. Rio de Janeiro: MAUAD, 2003.
MOTTA, Leda Tenório da. Roland Barthes: uma biografia intelectual. São Paulo: Iuminuras: FAPESP, 2011.
POE, Edgar Allan. O homem da multidão. In.: BAUDELAIRE, Charles. O Pintor da Vida moderna. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010, p 91-103.
ROCHA, Everardo P. Guimarães. Magia e capitalismo: um estudo antropológico da publicidade. São Paulo: Brasiliense, 1995.
SAUSSURE, Ferdinand. Curso de linguística geral. São Paulo, Cultrix, 2006.
SVENDSEN, Lars. Moda: uma filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2020 Palíndromo
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade