Ação-imagem: formulações de espacialidades em “body configurations” de valie export
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234612262020174Parole chiave:
ação-imagem, fotoperformance, percepção corporal, arte contemporânea, VALIE EXPORTAbstract
O texto aborda a série de fotoperformances “Body Configurations” (1972-1976) de VALIE EXPORT, assumindo o corpo como objeto e senciente pela prática artística no espaço. Propõe-se pensar as formulações da artista como construção fenomenológica, evidenciando a reorganização de seu corpo como elemento ativo e crítico do projeto urbano. Abordam-se as inquietações que instauram o embate do corpo na e pela cidade, modelizado pelos limites corpóreos e como resistência ao poder, no que entendemos as fotoperformances como ação-imagem.
Downloads
Riferimenti bibliografici
AGUIAR, D. Espaço, Corpo e Movimento: Notas Sobre a Pesquisa da Espacialidade na Arquitetura. ARQTEXTO (UFRGS), v. 8, p. 75, 2006.
BERNSTEIN, A. A performance solo e o sujeito autobiográfico. Revista Sala Preta, São Paulo (ECA-USP), v.1, n.1, p. 91, 2001.
BERNSTEIN, A. Francesca Woodman: Fotografia e Performatividade. In: Chiara, Ana; Santos, Marcelo; Vasconcellos, Eliane. (Org.). Corpos Diversos. 1ed. Rio de Janeiro: ed. Uerj, 2015, p. 119-140.
BLEDA & ROSA. Un paseo pola memoria ou como pensar a paisaxe. In: Paseantes, viaxeiros e paisaxes. Xunta de Galicia: CGAC, 2007. p. 177-182.
BORGES, F. C. A filosofia do jeito. Um modo brasileiro de pensar com o corpo. São Paulo: Summus, 2006.
CARVALHO, A; PARAGUAI, L. Uma-coisa: corpo-bicho, corpo-dispositivo, corpo-coi-sa. ARS (São Paulo), v. 13, n. 25, p. 63-71, 14 jun. 2015.
CAUQUELIN, Anne. Arte contemporânea, uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2019.
GIACOIA Jr, O. Resposta a uma questão: o que pode um corpo? In Daniel Lins e Syl-vio Gadelha (org). Nietzsche e Deleuze: que pode o corpo. Rio de Janeiro: Relume Damará, 2002.
GOMES FILHO, J. Gestalt do objeto: sistema de leitura visual da forma. São Paulo: Escritura, 2000.
NANCY, J-L. Corpo, fora. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2015.
NOË, A. Action in Perception. Cambridge: MIT Press, 2004.
ORLANDI, E. Cidade dos sentidos. Campinas: Pontes, 2004.
ROLNIK, S. Geopolítica da Cafetinagem. 2006. Disponível em <http://www.pucsp.br/nucleodesubjetividade/Textos/SUELY/Geopolitica.pdf>. Acesso em março 2019.
ROLNIK, S. O corpo vibrátil de Lygia Clark. Folha de São Paulo: Domingo 30 de abril de 2000.
STEWART, J. Enactive Cognitive Science_1. In: LUCIANI, A.; CADOZ, C. (Editors). Enac-tion and enactive interfaces, a handbook of terms. Grenoble: Enactive Systems Books, 2007.
TÁVORA, F. Da Organização do espaço. Porto: Faup Publicações, 1996.
TSCHUMI, B. Architecture and disjunction. Cambridge: The Mit Press, 1996.
VALIE EXPORT. Body Configurations, 1972-76. Galerie Thaddaeus Ropac. Acessado em 20/03/2018. Disponível em: https://youtu.be/fhFNhqjmT_k
VARELA, F.J.; THOMPSON, E.; ROSCH, E. The embodied mind, cognitive science and human experience. Cambridge, London: The MIT Press, 2000.
VINHOSA, L. Fotoperformance, passos titubeante de uma linguagem em emancipa-ção. In: Anais do XXIII Encontro Nacional da ANPAP, Ecossistemas Artísticos. Belo Horizonte, MG: UFMG, 2014. pp.2876-2885. Disponível em <http://www.anpap.org.br/anais/2014/ANAIS/simposios/simposio08/Luciano%20Vinhosa.pdf>. Acesso em março 2019.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2020 Palíndromo
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade