Action-image: formulations d’espace dans les “configurations du corps” de VALIE EXPORT
DOI :
https://doi.org/10.5965/2175234612262020174Mots-clés :
action-image, photoperformance, perception du corps,, art contemporain, VALIE EXPORTRésumé
Le texte prendre une réflexion sur la série de photoperformances “Body Configurations” (1972-1976) de VALIE EXPORT, sur la observation de le corps comme objet sensible pour la pratique artistique dans l’espace. On n’a considéré les formulations proposée par l’artiste comme une construction phénoménologique sur la réorganisation de son corps comme un élément actif et critique du projet urbain et sur les préoccupations qui provoquent le choc du corps dans l’espace comme résistance au pouvoir qui est installée par une société patriarcal, sur laquelle les photoperformances sont compreendre d’après la notion d’action-image.
Téléchargements
Références
AGUIAR, D. Espaço, Corpo e Movimento: Notas Sobre a Pesquisa da Espacialidade na Arquitetura. ARQTEXTO (UFRGS), v. 8, p. 75, 2006.
BERNSTEIN, A. A performance solo e o sujeito autobiográfico. Revista Sala Preta, São Paulo (ECA-USP), v.1, n.1, p. 91, 2001.
BERNSTEIN, A. Francesca Woodman: Fotografia e Performatividade. In: Chiara, Ana; Santos, Marcelo; Vasconcellos, Eliane. (Org.). Corpos Diversos. 1ed. Rio de Janeiro: ed. Uerj, 2015, p. 119-140.
BLEDA & ROSA. Un paseo pola memoria ou como pensar a paisaxe. In: Paseantes, viaxeiros e paisaxes. Xunta de Galicia: CGAC, 2007. p. 177-182.
BORGES, F. C. A filosofia do jeito. Um modo brasileiro de pensar com o corpo. São Paulo: Summus, 2006.
CARVALHO, A; PARAGUAI, L. Uma-coisa: corpo-bicho, corpo-dispositivo, corpo-coi-sa. ARS (São Paulo), v. 13, n. 25, p. 63-71, 14 jun. 2015.
CAUQUELIN, Anne. Arte contemporânea, uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2019.
GIACOIA Jr, O. Resposta a uma questão: o que pode um corpo? In Daniel Lins e Syl-vio Gadelha (org). Nietzsche e Deleuze: que pode o corpo. Rio de Janeiro: Relume Damará, 2002.
GOMES FILHO, J. Gestalt do objeto: sistema de leitura visual da forma. São Paulo: Escritura, 2000.
NANCY, J-L. Corpo, fora. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2015.
NOË, A. Action in Perception. Cambridge: MIT Press, 2004.
ORLANDI, E. Cidade dos sentidos. Campinas: Pontes, 2004.
ROLNIK, S. Geopolítica da Cafetinagem. 2006. Disponível em <http://www.pucsp.br/nucleodesubjetividade/Textos/SUELY/Geopolitica.pdf>. Acesso em março 2019.
ROLNIK, S. O corpo vibrátil de Lygia Clark. Folha de São Paulo: Domingo 30 de abril de 2000.
STEWART, J. Enactive Cognitive Science_1. In: LUCIANI, A.; CADOZ, C. (Editors). Enac-tion and enactive interfaces, a handbook of terms. Grenoble: Enactive Systems Books, 2007.
TÁVORA, F. Da Organização do espaço. Porto: Faup Publicações, 1996.
TSCHUMI, B. Architecture and disjunction. Cambridge: The Mit Press, 1996.
VALIE EXPORT. Body Configurations, 1972-76. Galerie Thaddaeus Ropac. Acessado em 20/03/2018. Disponível em: https://youtu.be/fhFNhqjmT_k
VARELA, F.J.; THOMPSON, E.; ROSCH, E. The embodied mind, cognitive science and human experience. Cambridge, London: The MIT Press, 2000.
VINHOSA, L. Fotoperformance, passos titubeante de uma linguagem em emancipa-ção. In: Anais do XXIII Encontro Nacional da ANPAP, Ecossistemas Artísticos. Belo Horizonte, MG: UFMG, 2014. pp.2876-2885. Disponível em <http://www.anpap.org.br/anais/2014/ANAIS/simposios/simposio08/Luciano%20Vinhosa.pdf>. Acesso em março 2019.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Palíndromo 2020
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade