Tecendo memórias e ausências: Autobiografia como matéria da arte
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234610212018010Parole chiave:
memórias, ausências, autobiografia, arteAbstract
Este artigo buscou compreender a autobiografia como matéria da arte tendo como referência os artistas Louise Bourgeois, Frida Kahlo e José Leonilson. Bourgeois transforma suas memórias, perdas e traumas em arte. Kahlo dribla a dor, expressa sua paixão pela vida. Leonilson enfrenta a proximidade da morte. Encontrei conexão com estes artistas cujas vidas e obras se confundem. O procedimento metodológico parte da investigação teórica e do trabalho prático em relação dialética ao longo de todo o processo. De Gaston Bachelard, interessa o conceito de casa/corpo, como lugar da dimensão onírica da recordação. Philippe Lejeune discute autobiografia e a escrita de diário com a função de conservar a memória. E Georges Didi-Huberman trata a ausência como presença, vestígio, e a pele como lugar dos sinais tanto do envelhecimento/memória quanto do desejo/toque. Resultaram desse processo três obras que se conectam aos artistas elencados e aos conceitos trazidos pelos teóricos, e evidenciam o uso da memória, da autobiografia e das ausências como expressão singular.
Palavras-chave: Memórias. Ausências. Autobiografia.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BACHELARD, Gaston. O novo espírito científico: A poética do espaço (Os pensadores). São Paulo. Nova Cultural, 1988.
BOURGEOIS, Louise; BERNADAC, Marie-Laure; OBRIST, Hans-Ulrich. Louise Bourgeois, Destruição do pai, Reconstrução do pai. São Paulo: Cosac & Naify Edições, 2000.
BOURGEOIS, Louise. Maman. 1999, Steel, 35 ft in height, Tate Modern. Dispo-nível em: http://louisebourgeois.yolasite.com/gallery.php>. Acesso em: 27 abril 2018.
BOURGEOIS, Louise. Ode à l’oubli. 2002. Fabric illustrated book with 35 compositions: 32 fabric collages, 2 with ink additions, and 3 lithographs (including cover), page (each approx.): 11 3/4 x 13” (29.8 x 33 cm); overall: 11 x 12 3/16 x 1 ¾” (28 x 31 x 4.5cm). Disponível em: <https://www.moma.org/explore/collection/lb/index>. Acesso em: 27 abril 2018.
BOURGEOIS, Louise. The Destruction of the Father. 1974, Plaster, latex, wood, fabric and red light. Disponível em: <http://louisebourgeois.yolasite.com/gallery.php>. Acesso em: 27 abril 2018.
BRANDÃO, Juanito de Souza. Mitologia Grega. Vol. II, Petrópolis, Vozes, 1987.
CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionário de Símbolos: (mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras,cores, números). Rio de Janeiro. José Olympio Editora. 11ª Edição. 1997.
DIDI-HUBERMAN, Georges. L’Empreinte. Catálogo de Exposição, 19 de fev.-19 mai. 1997, Paris, Centre Georges Pompidou. 1997 (Livre adaptação e tradução para o Mestrado de Artes Visuais da EBA-UFMG por Patrícia Franca-Huchet), 2000.
ESTÉS, Clarissa Pinkola. Mulheres que Correm com os Lobos: mitos e histórias do arquétipo da mulher selvagem. Rio de Janeiro. Rocco, 1994.
FRANCA, Patrícia (Adapt. Trad.). L’Empreinte - Parte I e II. [s/l.: s.n., 2000] Inédito. Adaptação em português do original francês: DIDI-HUBERMAN, Georges (Org.). L’Empreinte. Paris: [s.n.], 1997. Catálogo de exposição, 19 fev. - 19 mai. 1997, Centre G. Pompidou.
FONTELA, Orides. Teia: poemas. São Paulo. Geração Editorial, 1996.
FREUD, Sigmund. Obras Completas. Tomo II. Madrid. Editorial Biblioteca Nueva, 1973.
GALEANO, Eduardo. Livro dos Abraços. Porto Alegre, L&PM, 1991.
GALEANO, Eduardo. O caçador de histórias. Porto Alegre, L&PM, 2016.
HERRERA, Hayden. Frida: uma biografia. São Paulo. Globo, 2011.
HOLLANDA, Chico Buarque. Album Paratodos, Nova York, RCA Records. 1993, música Futuros Amantes.
KAHLO, Frida. O diário de Frida Kahlo: um autorretrato íntimo. Rio de Janeiro. José Olympio, 1996.
KAHLO, Frida. El Abrazo de Amor del Universo, la Tierra (México), Diego,Yo y el Sr. Xolotl, 1949, Oleo sobre masonite / 70 x 60,5 cm / Colección J. y N. Gelman. Disponível em: <http://www.proa.org/exhibiciones/pasadas/mexico/salas/kahlo-04.html>. Acesso em: 27 abril 2018.
KAHLO, Frida. La mesa herida, 1940. Óleo sobre lienzo, 122 x 244 cm. Disponível em: <https://i1.wp.com/www.revistazena.com.br/wp-content/uploads/2010/09/1940-la-mesa-herida.jpg>. Acesso em: 27 abril 2018.
KAHLO, Frida. Las dos Fridas, 1939, óleo sobre lienzo, 173 x 173 cm, Museo de Arte Moderno, Ciudad de México. Disponível em: . Acesso em: 27 abril 2018.
KAHLO, Frida. Mis abuelos, mis padres y yo. (Árbol genealógico), 1936. Oleo y tempera sobre metal. 30.7x 34.5cm. Museo de Arte Moderno, Nueva York. Disponível em: <http://lacasadefriducha.blogspot.com.br/2007/08/mis-abuelos-mis-padres-y--yo.html>. Acesso em: 27 abril 2018.
LAGNADO, Lisette. Leonilson: são tantas verdades = so many are the truths. São Paulo, Projeto Leonilson e Sesi, 1995.
LARRAT-SMITH, Philip. Louise Bourgeois: o retorno do desejo proibido. São Paulo. Instituto Tomie Ohtake, 2011.
LEJEUNE, Philippe. O pacto autobiográfico: De Rousseau à Internet. Belo Horizonte. Editora UFMG, 2014.
LEONILSON, José. Águas divididas, 1992. Bordado e costura, linha sobre seda estampada e tecido de algodão listrado 42 x 38 x 0 cm. Disponível em: <http://www.projetoleonilson.com.br/obras.aspx>. Acesso em: 27 abril 2018.
LEONILSON, José. Leonilson. Empty Man, de 1991. Bordado sobre tecido. 53 x 37 cm. Coleção Particular. Disponível em: <http://hardecor.com.br/leonilson-na-pinacoteca-em-sp>. Acesso em: 27 abril 2018.
LEONILSON, José. Ninguém, 1992. Bordado sobre algodão (fronha), Embroidery on cotton (pillowcase) 22x43 cm. Disponível em: <http://www.iberecamargo.org.br/site/uploads/multimediaExposicao/260420124611_FIC_Leonilson_CATALOGO.pdf>. Acesso em: 27 abril 2018.
MACHADO, Ana Maria. De Olho nas Penas. Rio de Janeiro. Salamandra. 1985.
MIYADA, Paulo. In: Frida Kahlo: conexão entre mulheres surrealistas no México. Curador Paulo Miyada, Agnaldo Farias. São Paulo. Instituto Tomie Ohtake, 2015.
PEDROSA, Adriano, in LAGNADO, Lisette. Leonilson: são tantas verdades = so many are the truths. São Paulo, Projeto Leonilson e Sesi, 1995.
PEDROSA, Adriano (edição e textos). Leonilson - Truth, Fiction. Catálogo. São Paulo: Pinacoteca do Estado/Cobogo Editora, 2014.
PESSOA, Fernando. Poesias Inéditas 1930-1931. Lisboa: Ática, 1990.
QUEIRÓS, Bartolomeu Campos. Por parte de pai. Belo Horizonte. RHJ, 1995.
REIS, Paulo. Uma História da Pele. in HERKENHOFF, Paulo; PEDROSA, Adriano (orgs). Marcas do corpo, dobras da alma. Curitiba. 2000.
REIS, Paulo Roberto de Oliveira. A construção do desenho: sujeito, temporalidade e cartografias em Leonilson. 1998. 88f. Dissertação (mestrado) - Pontificia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de História.
REY, Sandra. in BRITES, Blanca; TESSLER, Elida (orgs). O meio como onto zero:metodologia da pesquisa em artes plásticas. Porto Alegre. Ed. Universidade/UFRGS, 2002.
SANT’ANNA, Affonso Romano de, O lado esquerdo do meu peito: (livro de aprendizagens). Rio de Janeiro, Rocco, 1992.
WHITMAN, Walt. Folhas de Relva, Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1964.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2018 Palíndromo
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade