UMA E TRÊS PÁGINAS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE PESQUISA EM PROCESSOS ARTÍSTICOS CONTEMPORÂNEOS
DOI :
https://doi.org/10.5965/2175234607132015097Mots-clés :
pesquisa , escrita, visibilidade, processo artístico, mesmoRésumé
O artigo é uma reflexão/apresentação sobre procedimentos artísticos (discursivos e visuais) adotados pelo “projeto mesmo”. Propõe um fluxo informativo que vai da escrita “na” arte à escrita “como” arte. A partir da dissertação LUGAR PUBLICAÇÃO – artistas e revistas – de Vanessa Schultz, o texto aborda questões relacionadas ao cruzamento entre pesquisa em arte e processos artísticos. Percebemos que artistas/pesquisadores interessados na utilização do espaço impresso como espaço expositivo, dedicam atenção não só às estruturas narrativas (ao conteúdo textual) como também aos modos de visibilidade (formas de apresentação) de seus escritos, sejam eles: um trabalho acadêmico, um livro, uma revista ou qualquer outro espaço discursivo/artístico.
Téléchargements
Références
ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith. “‘A revisão da bibliografia’ em teses e dissertações: meus tipos inesquecíveis – o retorno.” In: BIANCHETTI, L.; MACHADO, Ana M. Netto (orgs.). A Bússola do Escrever: desafios e estratégias na orientação de teses e disser- tações. São Paulo: Cortez, 2002.
BASBAUM, Ricardo. “O artista como pesquisador”. In: Concinnitas – Revista do Insti- tuto de Artes da UERJ. n. 9, julho 2006.
BENJAMIN, Walter. “O autor como produtor”. In: Magia, arte e técnica. São Paulo: Brasiliense, 1985.
BORGES, Jorge Luis. El Aleph. Buenos Aires: Debolsillo, 2011.
BURGIN, Victor. “Reflexões sobre ‘pesquisas’ de doutorado em Artes Visuais”. In: FERREIRA, G., VENANCIO FILHO, P. (ed.). Arte & Ensaios, n. 25. Rio de Janeiro: UFRJ, maio 2013.
CARRIÓN, Ulises. A nova arte de fazer livros. Belo Horizonte: Editora C/arte, 2011. DE FREITAS, Maria Ester. “Viver a tese é preciso”. In: BIANCHETTI, L.; MACHADO, Ana
M. N. (orgs.). A Bússola do Escrever: desafios e estratégias na orientação de teses e dissertações. S. Paulo: Cortez, 2002.
DURAS, Marguerite. Escrever. São Paulo: Ed. Rocco, [1993].
GRAHAM, Dan. “My Works for Magazine Pages: ‘A History of Conceptual Art’”. In: AL- BERRO, A.; STIMSON, B. (Eds.) Conceptual Art: A Critical Anthology. Massachusetts: MIT Press, 2000.
HARRISON, Charles; SIEGELAUB, Seth. “Sobre exposiciones y el mundo como todo: conversación con Seth Siegelaub”. In: BATTCOCK, Gregory. La idea como arte: docu- mentos sobre el arte conceptual. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 1977.
KAPROW, Allan. “A educação do não-artista, parte I”. In: GERALDO, Sheila C. (ed.). Concinnitas: Revista do Instituto de Artes da UERJ, n. 4. Rio de janeiro: UERJ, 2003. KOSUTH, Joseph. Art after philosophy and after. London: The MIT Press, 1991.
. “A arte depois da filosofia”. In: FERREIRA, G; COTRIM, C. (eds.) Escritos de Artistas: anos 60/70. Rio de Janeiro: Ed. Zahar, 2006.
KWON, Miwon. “Um lugar após o outro: anotações sobre site-specificity”. In: FERREI- RA, G.; VENÂNCIO, P. Filho. (Eds.), Arte & Ensaios, n.17. Mestrado em História da Arte/ Escola de Belas Artes, UFRJ, Rio de Janeiro, 2008.
PEREC, Georges. Especies de Espacios. Barcelona: Montesinos, 1999.
RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. São Paulo: Martins Fontes, 2012. RUARO, Dirceu Antonio. Manual de Apresentação de Produção Acadêmica (Caderno 8, Redação e editoração). Curitiba: Editora da UFPR, 2001.
SCHULTZ, Vanessa. LUGAR PUBLICAÇÃO – artistas e revistas –. Dissertação de mes- trado – Programa de Pós Graduação em Artes Visuais CEART/UDESC, Florianópolis, 2007.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Silfarlem Junior de Oliveira 2016
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade