Povo da lua, povo de sangue (1983) e a “tragédia Yanomami”
DOI :
https://doi.org/10.5965/2175234616392024e0009Mots-clés :
Marcelo Tassara, Claudia Andujar, violência, Yanomami, fotofilmeRésumé
O presente artigo propõe uma análise do fotofilme Povo da lua, povo de sangue (1983), um curta-metragem dirigido por Marcelo Tassara com base nas fotografias que Claudia Andujar fez do povo yanomami. O objetivo central é problematizar o lugar social e a eficácia política do filme, considerando as suas intenções, as suas características e as suas ambiguidades. Argumenta-se que esse fotofilme carrega um “desejo de salvação” e, ao mesmo tempo, não esconde a relação entre a operação fotográfica e as violências coloniais. Com essa condição, o filme debate-se entre as suas potências estéticas e políticas, as suas responsabilidades e os seus próprios limites.
Téléchargements
Références
AMAZÔNIA. Realidade, Editora Abril, São Paulo, n. 67, out. 1971.
ANDUJAR, Claudia. A vulnerabilidade do ser. São Paulo: Cosac Naify, 2005.
ANDUJAR, Claudia. Marcados. São Paulo: Cosac Naify, 2009.
ANDUJAR, Claudia. Depoimento concedido para o Instituto Moreira Salles, São Paulo, 2018. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=g-VUxuxXcP4&ab_channel=imoreirasalles> Acesso em 12 de fevereiro de 2024.
AZOULAY, Ariella. Desaprendendo momentos decisivos. Revista Zum, n. 17, p. 116-37, abr. 2019.
ELIAS, Érico. Da fotografia ao cinema: os fotofilmes de Marcello Tassara. Studium, n. 29, 2009.
FOSTER, Hal. O retorno do real. São Paulo: Cosac Naify, 2014.
GARCEZ, João Pedro. Tempos em conflito: o caso Yanomami nas memórias de Claudia Andujar e Carlos A. Menna Barreto. Dissertação de Mestrado em História, UFPR, 2021.
KOPENAWA, Davi; ALBERT, Bruce. A queda do céu: palavras de um xamã yanomami. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
MARCELINO, Vitor. Entre o alinhamento e a dissonância: a fotografia na revista Realidade Amazônia (1971) e a defesa da colonização da floresta. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, v. 31, p. 1-54, 2023.
MAUAD, A. Maria. Imagens possíveis: Fotografia e memória em Claudia Andujar. Revista Eco-Pós, v. 15, n. 1, p. 124-146, 2012.
MBEMBE, Achille. Necropolítica. São Paulo: n-1 edições, 2018.
MORAES, Ana C. Albuquerque de. Sonhos, de Claudia Andujar: experimentalismo e cosmovisão yanomami. Tese de Doutorado em Artes Visuais, Unicamp, 2023.
PAZ, Octavio. Os filhos do barro: do romantismo à vanguarda. Cosac Naify, 2013.
RAMOS, Alcida R.. A tragédia Yanomami. ABA, Informativo, n. 09, p. 17, 2022.
TASSARA, Marcelo G. (diretor). Povo da Lua, Povo do Sangue. Documento Yanomami / 1972-1982. Curta-metragem sonoro, não ficção, 16mm, cor, 27 min. São Paulo, Fitas Brasileiras e CCPY, 1983.
TELES, Paulo C. da Silva. Filmes de média-metragem (1960-1990) abandonados no tempo? Dissertação de Mestrado em Multimeios, Unicamp, 2001.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Rosane Kaminski 2024
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade