Povo da lua, povo de sangue (1983) y la “tragedia Yanomamy”
DOI:
https://doi.org/10.5965/2175234616392024e0009Palabras clave:
Marcelo Tassara, Claudia Andujar, violencia, Yanomami, fotofilmResumen
Este artículo propone un análisis de Povo da lua, povo de sangue (1983), un fotofilm dirigido por Marcelo Tassara y basado en las fotografías de Claudia Andujar sobre el pueblo Yanomami. El objetivo es problematizar el lugar social y la eficacia política de la película, considerando sus intenciones, sus características y sus ambigüedades. El texto argumenta que la película lleva consigo un “deseo de salvación” y, al mismo tiempo, no oculta la relación entre la operación fotográfica y las violencias coloniales, ya que la película se sitúa entre sus potencialidades estéticas y políticas, responsabilidades y límites.
Descargas
Citas
AMAZÔNIA. Realidade, Editora Abril, São Paulo, n. 67, out. 1971.
ANDUJAR, Claudia. A vulnerabilidade do ser. São Paulo: Cosac Naify, 2005.
ANDUJAR, Claudia. Marcados. São Paulo: Cosac Naify, 2009.
ANDUJAR, Claudia. Depoimento concedido para o Instituto Moreira Salles, São Paulo, 2018. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=g-VUxuxXcP4&ab_channel=imoreirasalles> Acesso em 12 de fevereiro de 2024.
AZOULAY, Ariella. Desaprendendo momentos decisivos. Revista Zum, n. 17, p. 116-37, abr. 2019.
ELIAS, Érico. Da fotografia ao cinema: os fotofilmes de Marcello Tassara. Studium, n. 29, 2009.
FOSTER, Hal. O retorno do real. São Paulo: Cosac Naify, 2014.
GARCEZ, João Pedro. Tempos em conflito: o caso Yanomami nas memórias de Claudia Andujar e Carlos A. Menna Barreto. Dissertação de Mestrado em História, UFPR, 2021.
KOPENAWA, Davi; ALBERT, Bruce. A queda do céu: palavras de um xamã yanomami. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
MARCELINO, Vitor. Entre o alinhamento e a dissonância: a fotografia na revista Realidade Amazônia (1971) e a defesa da colonização da floresta. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, v. 31, p. 1-54, 2023.
MAUAD, A. Maria. Imagens possíveis: Fotografia e memória em Claudia Andujar. Revista Eco-Pós, v. 15, n. 1, p. 124-146, 2012.
MBEMBE, Achille. Necropolítica. São Paulo: n-1 edições, 2018.
MORAES, Ana C. Albuquerque de. Sonhos, de Claudia Andujar: experimentalismo e cosmovisão yanomami. Tese de Doutorado em Artes Visuais, Unicamp, 2023.
PAZ, Octavio. Os filhos do barro: do romantismo à vanguarda. Cosac Naify, 2013.
RAMOS, Alcida R.. A tragédia Yanomami. ABA, Informativo, n. 09, p. 17, 2022.
TASSARA, Marcelo G. (diretor). Povo da Lua, Povo do Sangue. Documento Yanomami / 1972-1982. Curta-metragem sonoro, não ficção, 16mm, cor, 27 min. São Paulo, Fitas Brasileiras e CCPY, 1983.
TELES, Paulo C. da Silva. Filmes de média-metragem (1960-1990) abandonados no tempo? Dissertação de Mestrado em Multimeios, Unicamp, 2001.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Rosane Kaminski
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade