Insulte para renovar, destrua para construir: retificando os desastres da guerra de Francisco Goya
DOI :
https://doi.org/10.5965/2175234615362023e0002Mots-clés :
Francisco Goya, desastres da guerra, Jake & Dinos Chapman, terrorismo culturalRésumé
Em 2003, os irmãos Chapman compraram 80 originais de Goya com objetivo de usá-los em sua obra. Este ato polemizou o compromisso que se espera do proprietário, bem como os limites artísticos, em vista que imagens autênticas foram retificadas. Da contextualização do conjunto de gravuras conhecido como os Desastres da Guerra à interpretação da obra Insult to Injury, neste artigo propomos analisar o sentido do ataque que vitimou um dos maiores exemplares da arte. Cumpre informar que foi constatado que subiste sentido no ato nomeado como vandalismo cultural, capaz de potencializar e ressignificar as obras retificadas.
Téléchargements
Références
BAREAU, Thomas; JULIET, Wilson. Goya's Prints, The Tomás Harris Collection in the British Museum. London: British Museum Publications, 1981.
BATTCOCK, Gregory. A nova arte. Trad. Cecília Prada e Vera de Campos Toledo. Ed. 2ª. São Paulo: Perspectiva, 2008. p.108.
CERVANTES, Miguel de. Don Quijote de la Mancha. Edición del IV centenário. Real Academia Española: Madrid, 2004.
HUGHES, Robert. Goya. New York: Alfred A. Knopf, 2003.
JONES, Jonathan. Look what we did. The Guardian, publicado em 31 March 2003. Disponível em https://www.theguardian.com acesso 12/02/2022.
MAISAH, Robinson. Review of Francisco Goya's Disasters of War. Associated Press, 2006.
MATILLA, José Rodríguez Manuel: Tristes presentimientos de lo que ha de acontecer em Goya en tiempos de Guerra, Madrid: Museo Nacional del Prado, pp. 280-281. 2008. /disponível em: https://www.museodelprado.es acesso 24/02/2022.
MATILLA, José Rodríguez Manuel: Estampas españolas de la Guerra de la Independencia: propaganda, conmemoración y testimonio, en Cuadernos Dieciochistas. Salamanca, Universidad de Salamanca, n. 8, 2007, págs. 260-265. Disponível em: http://www.siglo18.org/en/publications/cuadernos-dieciochistas/ acesso em 12/02/2022.
MONACHESI, Juliana. Vandalismo Conceitual. Folha de São Paulo, 2013. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/mais/fs1307200304.htm acesso em 05/02/2022.
SÁNCHEZ, Rafael Mantero. Fernando VII Los Borbones. Madrid: Arlanza, 2001.
SAYRE, Eleanor Axson. The Changing Image: Prints by Francisco Goya. Boston: Museum of Fine Arts, 1974.
STOICHITA, Victor; CODERCH, Anna Maria. Goya: The Last Carnival. London: Reaktion books, 1999.
TAYLOR, Matthew. Comedy Terrorist gets 28 days’ jail, 2003. The Guardian: Disponível em: https://www.theguardian.com/uk/2003/nov/25/arts.artsnews1 acesso em 05/03/2022.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Marlon José Alves dos Anjos 2023
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS
a. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Todos os direitos autorais são atribuídos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Palíndromo. O (s) autor (es) compromete-se sempre que publicar material referente ao artigo publicado no Palíndromo mencionar esta publicação da seguinte forma:
Este artigo foi publicado originalmente pela revista Palíndromo em seu volume (coloque o volume), número (coloque o número) no ano de (coloque o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo
b. Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista Palíndromo utiliza o software iThenticate de controle de similaridade